Desde o dia 27/11 o Steam, vêm sofrendo problemas para a entrega dos jogos adquiridos por seus jogadores, e não é pelo alto volume de vendas devido à promoção de Primavera que o Steam organizou, mas sim a um problema referente ao Banco Santander que não está(ava) enviando os dados de pagamento para o portal de pagamento Boa Compra, que assim não podia confirmar ao Steam que os pagamentos foram efetuados.


O problema afetou milhares de usuários, que claro foram atrás de respostas no fórum do Steam reclamar o não recebimento dos jogos, que geralmente chegam na manhã seguinte ao dia do pagamento do boleto. Não há informações se esse problema ocorreu somente com pagamentos via boleto.
Alguns diziam que inexistia culpa do Steam nesse processo e/ou problema, mas sim há responsabilidade do Steam quanto ao problema, segundo o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 34 estipula:
Art 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
E também no artigo 35 caso não houvesse a entrega do produto (que nos boletos gerados pelo BoaCompra é de 1 dia útil), o consumidor poderia:
I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;
II – aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente;
III – rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Há quem diga que o problema foi passageiro e logo foi resolvido, eu particularmente fiz o pagamento de 2 jogos ontem (segunda-feira) pela tarde, e até as 19:15 de hoje (terça-feira) não havia recebido os 2 jogos na minha conta Steam. Alguns fazem 3 à 4 dias que estão esperando seus jogos, eu acho que tive sorte…
Para quem quiser saber mais:
Código de Defesa do Consumidor: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/C%C3%B3digo%20V2013%20-%20A4.pdf
E você o que acha? Acha que o Steam tem culpa nisso? Deixe sua opinião nos comentários. Até a próxima.