O Journaldugamer, conversando com uma fonte, conseguiu algumas novas informações interessantes. Ela falou que apesar de HL ser um FPS bem orientado, o novo título terá muitos elementos de RPG, assim como Quests, NPC e: OPEN-WORLD. Também disse que a grande inspiração desse novo jogo é a série Elder Scrolls, mais precisamente Skyrim e Oblivion. Entretanto, não será um episódio 3 como os fãs estão esperando e sim uma série nova inteira, Half-Life 3.


Disse também que o desenvolvimento do projeto está sendo bem caótico. Os desenvolvedores estão revisando o jogo inúmeras vezes e sendo bem cautelosos com o projeto, excluiram a possibilidade de HL3 ser um shooter puro e passou a ser mais focado em puzzles e exploração. Porém não seria totalmente inesperado se eles resolvem mudar para algo completamente diferente.
Apesar de uma data não ter sido falada, o jogo provavelmente não será lançado em breve, provavelmente para DEPOIS de 2013. A Valve explica esse delay no lançamento pelo fato que a area de Open World é desconhecida pela empresa e isso atrasa o desenvolvimento.