Blog da Betway mostra como os mods ganharam espaço entre os fãs de Grand Theft Auto V

1 março 2022 | 648 | 0
Blog da Betway mostra como os mods ganharam espaço entre os fãs de Grand Theft Auto V

As modificações de jogos originais é algo comum para os fãs da franquia Counter-Strike, até porque o próprio game nasceu como um mod de Half-Life. Não podemos deixar de fora também o sucesso de Garry's Mod, uma ideia que rendeu muitos conteúdos sobre jogos no YouTube e em outras plataformas. Porém, entre 2020 e 2021, foi a franquia Grand Theft Auto que chamou a atenção com um mod, como mostra o artigo feito pela Betway. Estamos falando de GTA RP, um jogo online que dominou a Twitch e reinventou a forma de jogar a franquia de sucesso da Rockstar.

Esses mods, seja para CS ou para GTA, funcionam de maneira simples. As funções e regras originais são alteradas, e a estrutura do jogo é usada para criar um entretenimento completamente diferente. Por exemplo, com o Garry's Mod, era possível usar toda a física de Half-Life para jogar esconde-esconde nos servidores. A ideia é reinventar um jogo por completo, fazendo com que um jogo já antigo continue em alta com os jogadores. Isso foi o que aconteceu com GTA V, lançado em 2013, mas até hoje na lista de jogos mais visualizados na Twitch TV.

O principal responsável por isso, como conta a equipe da Betway, site de e-sports bets, é o GTA Roleplay. Esse mod faz com que o objetivo dos jogadores em Los Santos, cidade onde acontece GTA V, seja completamente diferente. Os servidores, que chegam a custar mais de R$ 20 mil por mês para serem mantidos, fazem as próprias regras. Alguns dos mais famosos da América Latina, como o Cidade Alta e o Complexo, exigem que os jogadores respeitem todas as leis, e inclusive trabalhem no horário certo. Se você é um vendedor, por exemplo, é preciso cumprir a entrada no trabalho e realizar as funções desse emprego.

A ideia pode parecer simples, mas é um sucesso com o público, sobretudo entre os brasileiros. Em relatório divulgado pela Twitch TV em 2021, o game GTA V aparece como o segundo jogo mais consumido na plataforma, perdendo apenas para CS:GO. O curioso é que GTA RP foi responsável por mais de 1 bilhão de visualizações neste período, ou seja, foi o motivo da franquia da Rockstar ainda ser tão popular prestes a completar 10 anos do lançamento.

Ações de marketing

O mais curioso é que o mod de GTA V conseguiu chamar a atenção até mesmo de algumas empresas tradicionais, algo que nem CS conseguiu até hoje. No artigo feito pelo blog da Betway, é mostrado que o iFood, o Tinder, a BMW e até o Banco do Brasil já criaram campanhas de marketing nos servidores. Essas propagandas são feitas de maneiras diferentes, visando misturar o anúncio com a interatividade do universo de GTA.

Por exemplo, a BMW fez o lançamento exclusivo do iX, carro 100% elétrico da marca alemã, diretamente no servidor Complexo. A ideia da empresa era se mostrar conectada ao mundo virtual, assim como o novo modelo, diretamente para os jogadores. Durante a campanha, os usuários puderam testar o carro digitalmente. Algo semelhante aconteceu na campanha do iFood, que permitiu aos jogadores ter a experiência de um entregador da empresa no servidor Cidade Alta.

Essas iniciativas de empresas tradicionais são interessantes para todos os envolvidos. O jogo ganha ainda mais atenção da mídia, e fica mais popular, enquanto as empresas podem criar ações publicitárias por menos custos e com um alcance até maior. Afinal, ter o nome da marca estampada em um jogo com bilhões de visualizações na internet é algo incrível, e que nenhum canal de TV conseguiria oferecer. Isso explica essas ações criadas recentemente.

Mais espaço para os mods

O sucesso de GTA RP pode valorizar ainda mais o trabalho dos mods no universo dos games. Apesar dos jogos originais ainda dominarem o cenário, essas modificações podem ser interessantes para manterem o título em alta. Isso aconteceu com a franquia GTA, assim como também com Half-Life. O Counter-Strike nasceu como uma simples modificação, e hoje é um dos produtos mais importantes da Valve no universo dos eSports.

Entender melhor essa tendência não é importante apenas para quem é fã de GTA, mas também que gosta de acompanhar os games. GTA RP conseguiu quebrar uma barreira importante, e pode ter transformado o universo dos jogos online para sempre, seja isso positivo ou negativo.

TuGh

Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fundador do SiteCS e da FC Web, trabalhando em desenvolvimento de sites e campanhas digitais desde 2002.

Comentários