Em 19 de Junho de 1999, Minh “Gooseman” Le e Jess Cliffe liberam na rede uma modificação para Half-Life. Seu nome era “Counter-Strike”. Muitos não sabiam, mas a partir dali surgiria algo que revolucionaria o cenário do gênero de FPS.
Counter-Strike era um multiplayer em primeira pessoa com 10 jogadores, divididos em duas equipes: Terroristas e Anti-terroristas. Enquanto a equipe CT deveria desarmar bombas e resgatar reféns, por sua vez o time terrorista tinha o objetivo de detonar explosivos e manter os seus reféns longe da equipe inimiga. Devido ao seu sistema de jogo viciante em rodadas, sua dificuldade e sistema de armas, Counter-Strike se tornou um sucesso desde o seu lançamento.

cs-go-dust2
Uma das coisas que inspiraram o desenvolvimento de Counter-Strike foi Navy Seals, uma modificação desenvolvida para Quake no ano de 1996. Navy Seals continha 3 mapas e animações para Quake. Gooseman também colaborou no desenvolvimento de Action Quake 2, um título de ação com um sistema de danos realista. Nesse projeto, Cllife Minh e Jess se juntaram à equipe e começaram a conceituar o que no futuro viria a ser o conhecido Counter-Strike.
cs-go-dust
O desenvolvimento de Counter-Strike foi feito com GoldSrc, o mesmo motor gráfico de Half-Life. A primeira versão foi liberado ao público no dia 19 de Junho de 1999, conhecido como a versão Beta 1.0. Ele continha  4 mapas e o modo de reféns. Em novembro do mesmo ano, foi lançada a versão Counter-Strike 4.0 Beta, atualização que introduziu o modo de jogo pelo qual se tornou conhecido em todo o mundo. Essa versão também acrescentou o lendário mapa de_dust, desenhado por Dave Johnston. Em Abril de 2000, os direitos do Counter-Strike foram adquiridos pela Valve, juntamente com a contratação dos seus dois criadores.
Desde a sua criação, Counter-Strike era extremamente popular no ambiente on-line e em certo momento de sua história foi considerado o título com mais jogadores do mundo. Além de tudo, também foi o maior responsável por consolidar o cenário de eSports. Exemplos disso são as equipes da Ninjas In Pyjamas, Na’Vi, Fnatic, Team 3D, entre outros…
Ao longo da sua história, o game recebeu inúmeras versões: em 2003, a Turtle Rock Studios importou a experiência online para dentro do Xbox. Em 2004, foi lançado Counter-Strike: Condition Zero, título que passou por um momento controverso no seu desenvolvimento. Em 11 de novembro de 2004, a Valve lançou Counter-Strike: Source, título que foi feito com o seu novo motor gráfico. O Source permaneceu em desenvolvimento durante os anos seguintes, no entanto, não foi bem recebido por alguns jogadores que ainda consideravam o primeiro título como o melhor.
cs-go-aztec
O mais recente jogo da franquia é o Counter-Strike: Global Offensive. Estreiando em 21 de Agosto de 2012, foi lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Atualmente CS:GO é o segundo título mais jogado na plataforma do Steam e consolidou o seu espaço no cenário de eSports.
EDITADO: conforme pedidos segue versão do Counter-Strike Beta (Necessita o Half-Life)
Download 8mb

E você? Lembra das suas experiências com o Counter-Strike? Aquelas fugas da escola para a Lan House mais próxima, ou até mesmo a impaciência em filas apenas para trocar umas balas com teus amigos. Conte para nós nos comentários!