Apague as velinhas: Counter-Strike completa 16 anos

Em 19 de Junho de 1999, Minh “Gooseman” Le e Jess Cliffe liberam na rede uma modificação para Half-Life. Seu nome era “Counter-Strike”. Muitos não sabiam, mas a partir dali surgiria algo que revolucionaria o cenário do gênero de FPS.

Counter-Strike era um multiplayer em primeira pessoa com 10 jogadores, divididos em duas equipes: Terroristas e Anti-terroristas. Enquanto a equipe CT deveria desarmar bombas e resgatar reféns, por sua vez o time terrorista tinha o objetivo de detonar explosivos e manter os seus reféns longe da equipe inimiga. Devido ao seu sistema de jogo viciante em rodadas, sua dificuldade e sistema de armas, Counter-Strike se tornou um sucesso desde o seu lançamento.

cs-go-dust2

Uma das coisas que inspiraram o desenvolvimento de Counter-Strike foi Navy Seals, uma modificação desenvolvida para Quake no ano de 1996. Navy Seals continha 3 mapas e animações para Quake. Gooseman também colaborou no desenvolvimento de Action Quake 2, um título de ação com um sistema de danos realista. Nesse projeto, Cllife Minh e Jess se juntaram à equipe e começaram a conceituar o que no futuro viria a ser o conhecido Counter-Strike.

cs-go-dust

O desenvolvimento de Counter-Strike foi feito com GoldSrc, o mesmo motor gráfico de Half-Life. A primeira versão foi liberado ao público no dia 19 de Junho de 1999, conhecido como a versão Beta 1.0. Ele continha  4 mapas e o modo de reféns. Em novembro do mesmo ano, foi lançada a versão Counter-Strike 4.0 Beta, atualização que introduziu o modo de jogo pelo qual se tornou conhecido em todo o mundo. Essa versão também acrescentou o lendário mapa de_dust, desenhado por Dave Johnston. Em Abril de 2000, os direitos do Counter-Strike foram adquiridos pela Valve, juntamente com a contratação dos seus dois criadores.

Desde a sua criação, Counter-Strike era extremamente popular no ambiente on-line e em certo momento de sua história foi considerado o título com mais jogadores do mundo. Além de tudo, também foi o maior responsável por consolidar o cenário de eSports. Exemplos disso são as equipes da Ninjas In Pyjamas, Na’Vi, Fnatic, Team 3D, entre outros…

Ao longo da sua história, o game recebeu inúmeras versões: em 2003, a Turtle Rock Studios importou a experiência online para dentro do Xbox. Em 2004, foi lançado Counter-Strike: Condition Zero, título que passou por um momento controverso no seu desenvolvimento. Em 11 de novembro de 2004, a Valve lançou Counter-Strike: Source, título que foi feito com o seu novo motor gráfico. O Source permaneceu em desenvolvimento durante os anos seguintes, no entanto, não foi bem recebido por alguns jogadores que ainda consideravam o primeiro título como o melhor.

cs-go-aztec

O mais recente jogo da franquia é o Counter-Strike: Global Offensive. Estreiando em 21 de Agosto de 2012, foi lançado para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Atualmente CS:GO é o segundo título mais jogado na plataforma do Steam e consolidou o seu espaço no cenário de eSports.

EDITADO: conforme pedidos segue versão do Counter-Strike Beta (Necessita o Half-Life)
Download 8mb

E você? Lembra das suas experiências com o Counter-Strike? Aquelas fugas da escola para a Lan House mais próxima, ou até mesmo a impaciência em filas apenas para trocar umas balas com teus amigos. Conte para nós nos comentários!

By
Amante da música, viciado em tecnologia e fã de todo o universo da Valve.

7 Comentários

  1. Excelente contribuição OTS. .. Lembro bem, quando comecei jogar CS em 2002 era uma loucura, matava muita aula para ir a lanhouse e jogar CS, lembro que ao redor da minha escola tinha umas 4 lanhouses! Estudava de manhã, chegava em casa e ia direto para o PC, nem queria almoçar, praticamente jogava 10 horas de CS por dia.. hahaha…

    Replicar
  2. Muito bom! Parabéns.

    Replicar
  3. Tem disponível em algum lugar as versões beta do cs?

    Replicar
  4. Antigo! Velhos tempos meu nas Lan House, agora estou viciado no Counter-Strike Global Offensive. Parabéns VALVE 😀

    Replicar
  5. Gracas ao criador cs 1.6 Nois teve Muitos anos de emocao No velho CS parabens 16 Anos De muita Emocao

    Replicar
  6. Nunca vou esquecer O CS Nao Inporta o quantos anos vai passar acho que o tempo Nao vai apagar ! a emocao te todos nois teve no cs pode ter certeza pra min o melhor tempo do cs foi 2010 Era o tempo era Bombastico Em 2015 o cs ta um pouco mais Vazio de server e Jogadores

    Replicar

Deixa uma resposta

Your email address will not be published. Campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*