Recorde os mapas mais ic√īnicos de CS 1.6

3 abril 2020 | 1859 | 1
Recorde os mapas mais ic√īnicos de CS 1.6

O surgimento de jogos de tiro em primeira pessoa ocorreu no início dos anos de 1970, levando a uma rápida expansão do gênero em todo o mundo. A franquia Counter-Strike, naturalmente, é parte importante dessa história, tendo contribuído enormemente para o aumento de popularidade da modalidade.

Hoje, mesmo ap√≥s mais de 20 anos desde o lan√ßamento de suas vers√Ķes iniciais, Counter-Strike segue uma tend√™ncia de crescimento, consagrando-se como um dos principais t√≠tulos do cen√°rio competitivo. Prova disso √© que a franquia possui presen√ßa garantida n√£o apenas em torneios mundiais do g√™nero, como tamb√©m nas principais plataformas de apostas, outro nicho que atravessa um momento de expans√£o ‚Äď j√° sendo poss√≠vel, inclusive, usar cart√£o de cr√©dito em sites de apostas na hora de dar seu palpite acerca dos resultados dessas competi√ß√Ķes.

Ent√£o, √© levando em considera√ß√£o esse hist√≥rico de sucesso, que decidimos rememorar um dos principais cl√°ssicos da franquia, o CS 1.6, falando um pouco sobre seus mapas mais ic√īnicos.

Aztec

Um dos cen√°rios mais ic√īnicos do CS 1.6 √© o de_aztec, um mapa gigante que proporcionava aos jogadores a oportunidade de criar diversas estrat√©gias, tornando as partidas bastante vers√°teis. Este era um mapa de detona√ß√£o, fazendo com que o principal objetivo dos terroristas fosse destruir as ru√≠nas astecas.

O de_aztec tamb√©m est√° presente no Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), que registrou recentemente seu recorde de jogadores simult√Ęneos. Existe, ainda, uma outra vers√£o ‚Äď mais pr√≥xima do original ‚Äď criada por f√£s e dispon√≠vel na loja da Steam.

Dust

O de_dust é outro cenário muito presente no imaginário de quem jogou CS 1.6. O mapa em questão tinha o deserto como pano de fundo e, nele, os terroristas possuíam a missão de explodir uma bomba. Uma curiosidade é que o cenário foi inspirado em screenshots vazadas de Team Fortress 2, que mostravam uma arena desértica.

O sucesso deste mapa resultou ainda em uma segunda vers√£o, o de_dust2, que se tornou ainda mais famosa que a primeira. Existe, tamb√©m, um terceiro mapa da franquia decorrente desse sucesso, sendo um dos cen√°rios originais do CS:GO. Isso sem mencionar, √© claro, as vers√Ķes feitas por f√£s que s√£o encontradas em outros jogos, como Far Cry e Minecraft.

Pool Day

A fy_pool_day era, sem sombra de d√ļvidas, um dos mapas favoritos que quem jogava CS 1.6 nas lan houses. O cen√°rio era formado por um grande corredor quadrado, com uma √°rea aberta no meio onde estava localizada uma piscina. Durante o primeiro round, a miss√£o era reunir armamentos e muni√ß√£o, mas como o mapa era muito aberto n√£o havia muito o que fazer ap√≥s do freeze time a n√£o ser iniciar o tiroteio.

Na piscina, era possível encontrar granadas, enquanto a compra de itens, como colete ou escudo tático, era realizado na ponta do trampolim. Uma tática bastante manjada desse cenário era subir nas cabines dos banheiros e tentar acertar um oponente pelas costas. Hoje, uma versão do Pool Day está disponível para o CS:GO, podendo ser encontrado e baixado na loja da Steam.

Rio

Outro cenário emblemático do CS 1.6 era o cs_rio, que simulava uma favela carioca. Nele, a missão dos jogadores era resgatar reféns presos na comunidade. Instigante e polêmico, a ambientação imitava a topografia do morro, bem como as residências simples e vielas estreitas. Era possível entrar, inclusive, um campinho de várzea.

Uma das pol√™micas envolvendo o cen√°rio, ocorreu devido a um rap que poderia ser ouvido em determinados pontos do mapa, o que acabou por acalorar √†s discuss√Ķes em torno da possibilidade da proibi√ß√£o dos jogos de tiros em lan houses. A m√ļsica em quest√£o fazia alus√£o √†s guerras de fac√ß√Ķes e era visto por muitos como uma forma de apologia ao crime organizado. Apesar disso, o mapa se tornou extremamente popular no Brasil, especialmente ap√≥s o lan√ßamento do filme Tropa de Elite, em 2007.

TuGh

Bacharel em Administração de Empresas e Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fundador do SiteCS e da FC Web, trabalhando em desenvolvimento de sites e campanhas digitais desde 2002.

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Rodrigo