Taticas

Introdução

1. Conheça seu companheiro de equipe. Só o conhecimento de seus companheiros garantirá o sucesso de qualquer missão. Se um companheiro está cobrindo uma área e você avistar os inimigos indo em direção dele, avise-o. O importante é todos trabalharem na mesma estratégia.
2. Nunca ataque sozinho. No geral existem duas boas razões para isso: você não conseguirá sobreviver a um encontro cara-a-cara com um grupo de inimigos que cruzar seu caminho. Em segundo lugar, você sempre precisará de alguns amigos para cobrir sua movimentação e até para apoiá-lo num confronto.
3. Esta técnica é a mesma utilizada por exércitos em todo o mundo. Ao caminhar em dupla ou em um pequeno grupo, mantenha sempre um líder. O ideal é que os dois ou três primeiros homens, movimentem-se de forma sincronizada, sempre buscando abrigo. Por exemplo: o líder se agacha, de forma a se proteger de um inimigo, enquanto isso o segundo homem dá cobertura ao lider. O terceiro homem deve cobrir a retaguarda. Depois do líder ter alcançado seu objetivo, o segundo homem busca um abrigo à frente do líder, que por sua vez dá cobertura ao segundo homem. O terceiro homem por sua vez, deve buscar um ponto ainda mais há frente. Esta é a estratégia básica de movimentação em grupo.
4. Os pontos de choques são lugares no mapa por onde os terroristas têm obrigatoriamente que passar. Estes são os melhores lugares para se preparar uma emboscada. Então, tome muito cuidado ao passar por uma posição deste tipo. Se você precisar defender esta posição, use-a em seu benefício. Conhecer os melhores lugares para se posicionar ajuda bastante.
5. O trabalho de equipe é excelente para times em desiquilíbrio. Enquanto um excelente jogador pode fazer um grande estrago sozinho, se ele souber trabalhar em equipe, o estrago será duas vezes maior. Uma equipe bem equilibrada pode conquistar qualquer território em apenas alguns minutos.
6. Comunicação é importantíssima. Se você identificou um inimigo, avise seus companheiros de sua posição e onde ele está mirando. Na organização de ações em equipe, a comunicação é primordial.
7. Discrição e disfarce. Embora muitos jogadores chamem este tipo de tática de “Camperismo”, ela está entre uma das mais eficientes. Muitos jogadores deixam o volume tão alto que conseguem escutar cada passo, cada tiro e cada granada, assim eles conseguem determinar qual é a posição do inimigo no mapa e armar uma estratégia.
8. Se você for a última pessoa do seu time, não tenha medo ou vergonha de se esconder. Assim, seus inimigos passarão em seu campo de visão e você poderá exterminálos facilmente. Mas vale um adendo, depois de tocaiar um inimigo, mude sua posição, pois o adversário morto pode alertar seus companheiros de sua posição.
9. Movimente-se rapidamente. Em algumas situações e em alguns mapas, dê giros de 360 graus rapidamente e assegure-se de que ninguém está o seguindo.
10. Escolha a arma certa. Dependendo do mapa e da equipe adversária, os contatos podem ser os mais variados possíveis, desde corpo-a-corpo até disparos de longa distância. A escolha da arma incorreta pode matá-lo durante um combate.
11. Seja esperto em seus movimentos e ações. Faça com que seus inimigos gastem suas munições, utilizando sempre a técnica de movimentação descrita no item 3. Mesmo os mais experientes jogadores, até mesmo os snippers, não conseguem acertar um alvo em movimento.
12. Sempre que possível, não erre, acerte logo na cabeça. Os “Headshots” matam mais rápido e gastam menos munição. Além de serem 100% garantido.
13. Ataque em massa. Se sobrou apenas um inimigo no mapa e ainda existem dois ou mais jogadores do seu grupo, ataque o inimigo pelos dois lados. Enquanto ele se preocupa em acertar um, o outro consegue eliminá-lo rapidamente.
14. A base de fogo pode ser utilizada basicamente de duas formas: criar uma distração do inimigo, enquanto uma segunda unidade ataca o mesmo inimigo pelo flanco. Uma segunda opção é a de comprar tempo para que o jogador VIP realize sua tarefa, ou até mesmo os agentes que buscam os reféns consigam trazê-los com segurança.

Liquidando com os Snippers

Talvez a mais odiada classe de jogadores de Counter, os snippers adoram ficar em pontos altos esperando até que seus alvos entrem em seu campo de visão. Uma vez dentro, a morte é certa. Você só sai de lá morto. Mas existem algumas formas de liquidar com um snipper pentelho. Faça o seguinte:
1. Sempre carregando uma arma leve, corra e ataque-o. Com uma arma leve, sua velocidade é maior, portanto, sua mobilidade aumenta, o que torna suas chances de sobrevivência muito maiores. As armas leves são as pistolas, shotguns e algumas metralhadoras.
2. Dê a volta, se for preciso em todo o mapa, e ataque-o da forma mais covarde possível, pelas costas. Se você for pensar direito, não é tão covarde assim, afinal, você cruzou o mapa inteiro para pegá-lo, enquanto ele ficou lá esperando. Neste caso, humilhe-o e mate com a faca.
3. Use a mesma fórmula. Vá de snipper e acabe com a raça do sacana. Use umas armas potentes, que você possa usar tanto como rifle de assalto como snipper.

Técnicas de ataque com a faca

A faca é uma arma pouco utilizada nos combates de CS; porém, quando bem empregada, pode tirar até 80% de energia de seu inimigo. Quando utilizada na cabeça, é fatal.
Por isso, vale a pena “aprender” a usar a faca corretamente, bem como aplicar os golpes.
Na maioria das vezes, os jogadores só a utilizam quando estão sem dinheiro para comprar outras armas ou não têm tempo suficiente para recarregarem suas armas pois estão sendo atacados pelo inimigo. Mas a faca é muito mais que isso!
1. Muitos não sabem, mas a faca possui dois tipos diferentes de ataque. O primeiro é o básico, que normalmente tira cerca de 30% de energia da vítima, é acionado com o botão direito do mouse. Já o segundo é mais letal, acionado com o botão esquerdo, causa cerca de 80% de dano. Isso tudo com apenas um golpe.
2. Embora seja muito difícil, atingir o oponente com uma facada na cabeça, é fatal. Para isso, tente pular e desferir o golpe enquanto estiver no ar.
3. Quando utilizar a faca movimente-se muito, sempre. Nunca fique parado, tente pular, dar passos laterais e correr bastante, desta forma você dificilmente será atingido.

Dicas de como atirar

Muitos jogadores não sabem, mas deixar o botão de tiro pressioado é a pior maneira de atirar contra um adversário. Embora você consiga atirar muito mais, isso não quer dizer que seu alvo será atingido. A arma, seja ela qual for, treme demasiadamente quando você segura o botão de tiro, o que faz com que você não acerte quase nenhum tiro no alvo. Portanto, ao atirar, procure sempre manter sua arma mais estabilizada possível.

Burst-fire

Embora a opção burst-fire esteja disponível em grande parte dos armamentos, não passa de uma grande furada. O mecanismo de funcionamento é o mesmo descrito acima, a arma simplesmente treme demais e não permite que você de um tiro certeiro. Por isso, procure sempre deixar esta opção desativada. Alé da estabilidade da arma ser imensamente maior, suas chances de liquidar o confronto são muito grandes.

Head Shot

Embora seja um pouco difícil, a melhor opção, sempre é o head shot. Além de 100% eficiente, ele não deixa nenhuma chance de reação do seu opositor.
Em combates de média e longa distância, a coisa fica um pouco complicada, pois a cabeça é muito mais difícil de ser mirada. Neste caso, o melhor mesmo é tocar fogo e ver no que dá. Mas no embate face a face, não há nada mais eficiente do que uma ou duas balas na cabeça do safado.

Seja cauteloso

Ande sempre com muita cautela, não vá invadindo um galpão ou sala sem uma estratégia definida com seu grupo. Procure sempre estar protegido por obstáculos e com algum amigo cobrindo sua retaguarda.

Máquina de fuga

No modo Refém, o objetivo dos CTs será resgatar o refém, principalmente se ele for um cientista ou um VIP (os engenheiros são “bucha de canhão” facilmente descartável). Em jogos de rede, no entanto, pode acontecer que o refém seja morto no tiroteio e nem por isso o jogo acabe. Quando isso ocorrer, os policiais farão o possível para matar os terroristas, que terão de correr. E muito. Mas existe um jeito certo de correr. É a técnica do Recuo.
Objetivo: realizar a fuga do time terrorista de um ponto X, se possível levando reféns e matando counters.
Ingredientes: pelo menos seis terroristas armados com armas de médio alcance, como ak-47 e submetralhadoras. O refém é opcional (caso ele já não esteja morto).
Como fazer: no momento de se esconder em algum lugar, você deve sempre fazer um reconhecimento para ter certeza de que existem pontos de fuga possíveis, como por exemplo, uma saída traseira,se você está em um prédio, ou uma rua paralela, se você está no cenário Sampa.
Após escolher o local para se embrenhar, construa a seguinte formação: dois terroristas apontando armas para o refém, posicionados no front de sua posição; outros postados nas laterais dessa comissão de frente – esses serão a metralhadora giratória” – responsável pela artilharia móvel em todas as direções; e outros dois terroristas na retaguarda, defendendo-se contra um ataque surpresa e prontos para guiar o grupo para uma fuga, se preciso abrindo fogo contra o inimigo. Essa estratégia exige uma grande interação do grupo e facilidade em jogar com o mouse e o teclado, já que ela é uma manobra de grande flexibilidade – as posições de front e retaguarda, defesa e contra-defesa podem se inverter instantaneamente.
Em uma situação com as das ruas de São Paulo, com uma investida de counters pelos dois flancos, ou com um atirador disparando de algum telhado, a formação deverá ser a seguinte:

Esquema 1
Ponto importante: evite lugares onde existam telhados ou pontos mais altos à vista. Estes pontos podem ser usados pelos atiradores de elite inimigos. Isso inclui muros e telhados em declive em um pátio (como no cenário cs_italy).
Ponto fraco da tática: em campo aberto, os counters poderão dispersar a formação através de granadas de gás, ou mesmo HE Grenades, lançadas em direção ao centro do grupo.

Retração total

No caso de uma invasão que pareça imenente, na qual o time dos terroristas está encurralado em um ponto atacável por todos os lados – como no centro de um armazém -, ou após uma retirada, como a mostrada na estratégia anterior, que termina por ser desastrosa por te sido feita em direção a um local improvisado e aberto demais, o ideal é partir para a tática de Retração Total.
Objetivo: a Retração Total consiste na utilização de um princípio óbvio: quanto mais inacessível você for aos tiros inimigos, menos chances terá de matar o time que está tentando tomar sua posição de assalto.
Ingredientes: ao menos quatro terroristas, armados com pistolas e armas de longo alcance. Granadas são desejáveis. O refém, novamente, é opcional.
Como fazer: ao contrário da tática de Máquina de Fuga, aqui as vantagens são bem menores, para não dizer nulas. Devemos, portanto, minimizar a desvantagem de estarmos prestes a sofrer um assalto, ao mesmo tempo em que fortalecemos os pontos de risco do assalto para os counters.
Para começar, distancie o grupo de posições “encruzilhada”, como o meio do armazém ou do beco. Escolha um canto para se agrupar, de preferência um local escuro ou obstruído por alguma coisa, como caixas. Uma dica: a maioria das pessoas, ao entrar em algum lugar, direciona os olhos primeiro para o canto direito. Procure então um esconderijo na ala esquerda do espaço onde estiver. Assim, no caso de um patrulha solitário ou de uma dupla de batedores abrindo o assalto, você se livrará de um ou dois inimigos sem muito esforço.
Após recolher-se a um canto, os terroristas devem se agachar. Isso evita que o grupo seja alvejado de imediato e de longa distância, principalmente no caso do uso de armas fulminantes. Dois terroristas farão o papel de front, mirando em direção ao “funil”, o local de onde o esconderijo se expande em relação ao restante do ambiente. Logo atrás haverá outros dois terroristas, que estarão cuidando do refém, ao mesmo tempo em que se preparam com granadas e pistolas para repelir os inimigos a distância.
Ponto importante: e se os policiais estiverem utilizando escudos? Isso dificulta muito a manobra: as comissões de frente com escudos servem, normalmente, para abrir caminho para a entrada de outros assaltantes, e a organização de uma linha de artilharia pesada atrás dos próprios escudos. Nesse caso o melhor a fazer é partir para o ataque aos escudos utilizando granadas. Em nenhuma hipótese, utilize bombas de fumaça: quem precisa de visibilidade dos passos do inimigo é você, por isso não dê a invisibilidade de presente ao seu adversário.
Ponto fraco da tática: além da possibilidade de ter de enfrentar uma comissão de frente com escudos, essa defesa esbarra em um problema óbvio: de um canto assaltado não há como fugir

Táticas e Estratégias

Falaremos um pouco sobre táticas e estratégias usadas atualmente no cs, obviamente não colocarei exatamente nenhuma das nossas táticas, mas tentaremos mostrar como as coisas funcionam.
O fundamental para um time é ter realmente o conhecimento de cada integrante, para fazer isso tome como base as características de cada um deles com cada arma e separe cada um para determinada função dependendo do mapa que for jogado. Podemos ter como exemplo um sniper que na maioria das vezes será empregado para dar tiros de longas distancias.
Você deve ter em mente o que cada integrante tem ou não tem condições para fazer, não podemos deixar um elemento sem tanta habilidade individual cobrir uma entrada difícil do mapa ou tentar eliminar um oponente sozinho. O posicionamento de cada um deve se adequar as suas características tanto individuais como em grupo.
Em qualquer time do mundo sempre existe um que joga menos que o outro no time, isso é inevitável, ou mesmo que se consiga 5 bons jogadores sempre um ou dois deles podem não estar jogando bem em determinado dia, e você tem que estar sempre preparado para suprir tais deficiências fazendo as mudanças na hora certa, escolhendo o melhor jogador e tirando todo o proveito dele em prol da partida.
Uma outra maneira que vem sendo utilizada na formação de táticas é a separação de grupos dentro do time. Como os times contam com 5 integrantes eles seriam separados em 2 grupos de 2 e um que ficaria no backup dos demais.
Outra coisa muito importante é estar preparado a vários estilos de posicionamento do oponente, tenha 2 ou 3 táticas diferentes para cada mapa para que durante um clanfronto você possa ajustar a sua estratégia de acordo com o posicionamento do rival.

Armas e Equipamentos

Muitas pessoas me perguntam qual minha arma favorita ou quantas granadas eu compro no round entre outras duvidas. Vou tentar explicar o básico das armas mais utilizadas em confrontos e como emprega-las dependendo do ponto do mapa.
No começo do round quando eu compro minha arma eu penso antes em que posicionamento eu ficarei naquele round, ou seja, se eu vou ficar numa posição recuada ou que alcance longas distancias eu usarei armas como a “awp” ou “aug”, se meu posicionamento for mais próximo do oponente eu certamente comprarei uma “colt”.
Quando você esta de terror a compra das armas vão de acordo com a tática a ser utilizada, você tem sempre que pensar em utilizar uma arma que seja útil para a tática que seu capitão esta pensando em fazer, e seja eficiente para o teamplay.
Já os equipamentos são fundamentais tanto de terror quanto counter. Um kit pode fazer a diferença na vitória de um round. Flash e HE utilizadas corretamente podem determinar se um rush ou invasão terá sucesso ou não.
Batalhando com dedicação dá certo :)

Abrindo portas à distância: jogando uma arma nas portas elas se abrem, sejam elas do tipo de correr ou de abrir para os lados. Isso pode salvar sua vida se um inimigo estiver esperando para apertar o gatilho com o abrir da porta.

Colocando o silenciador instantaneamente: algumas armas como a Colt M4A1 e a USP Tact vêm com um silenciador opcional. Trata-se de um acessório versátil especialmente para a M4A1, capaz de transformar seu poder de fogo em precisão à vontade do jogador. Infelizmente, a instalação do silenciador consome preciosos segundos durante os quais a arma não pode ser disparada. Para instalar ou desinstalar o silenciador instantaneamente, pressione o botão direito do mouse para iniciar o processo, imediatamente troque de arma e volte para a arma original. Ela já estará equipada com o acessório.

Matando sem ser visto: a tendência natural dos jogadores quando recebem um tiro que não sabem de onde veio é girar para direita, no sentido horário. Portanto, se você pretende surpreender alguém, faça-o em movimento no mesmo sentido, mantendo-se nas costas do inimigo.

O radar: é impressionante a forma displicente com a qual a maioria dos jogadores trata o radar, chegando ao ponto de ignorá-lo por completo. Este útil sensor pode salvar sua vida e fazer a diferença entre derrota e vitória. Por exemplo, quantas vezes você já escutou passos aproximando-se e não sabia se eram de um amigo ou inimigo? Pois o radar resolve isso. Todos os seus aliados aparecem no radar a todo instante. Portanto, se você está escutando alguém e ele não está no radar, trata-se de um inimigo.

Câmeras: vários cenários possuem câmeras que podem ser utilizadas para monitorar o inimigo. No exemplo, em cs_assault, tanto os terroristas quanto os cts têm acesso a esse artifício. Os cts podem usar o carro no ponto de início do cenário para ver o que está acontecendo dentro do armazém, enquanto os terroristas podem usar os painéis exemplificados imagem para monitorar o lado de fora.

A pistola fulminante: todo mundo sabe que a Desert Eagle é poderosíssima, capaz de derrubar os inimigos com um único tiro na cabeça ou até mesmo perfurar paredes e caixas, acertando quem está do outro lado. Mas ela não é a melhor pistola para ser usada no primeiro round de um mapa. A melhor escolha é, de longe, a P228. Rápida, precisa, silenciosa e poderosa, essa pequena arma rivaliza até mesmo algumas metralhadoras. Experimente-a e treine um pouco com ela para constatar por si mesmo.

Ganhando dinheiro: a melhor maneira de ganhar uma grana é vencendo, claro. Mas é possível fazer fortuna mesmo perdendo o round. Um simples toque em um refém renderá dividendos úteis para um time em desvantagem, como mostra a tabela abaixo:
Refém resgatado = $1000 quem resgatou e $150 para os demais
Usar um refém = $150 para quem usou, $100 para os demais
Matar um refém = -$1500 para quem matou
Matar um inimigo = $300
Matar um amigo = -$3300
Vencer matando em um cenário de bomba = $2500 para todos
Vencer matando em um cenário de refém = $2000 para todos
Vencer explodindo um mapa = $2750 para todos
Vencer desarmando uma bomba = $2750 para todos
Vencer resgatando os reféns = $2000 para todos
Perder o round = $1400 para todos
Perder mais de 2 rounds consecutivos = $1400+500 por round (máximo de $2900)

Atirando através das paredes e caixas: por que se arriscar de frente com um rato escondido e pronto para acertar seu crânio se você pode acertá-lo por trás da parede mesmo? Algumas armas tem a capacidade de atravessar caixas, portas e paredes como demonstrado na tabela abaixo:
Pistolas: só a Desert Eagle atravessa 1 obstáculo
Escopetas: nenhuma atravessa obstáculos
Metralhadoras pequenas: nenhuma atravessa obstáculos
Rifles: todos atravessam 1 obstáculo, acertando o alvo
Metralhadora PARA: atravessa 1 obstáculo e acerta o alvo
Snipers: Todos atravessam 2 obstáculos e acertam o alvo, com exceção do 550, que só atravessa 1 obstáculo. Há quem diga que a AWM consegue atravessar 3 obstáculos, mas não consegui confirmar isso.

A arma surpresa: para campers que tomam conta de “bombing sites” ou reféns, nada melhor que a arma surpresa. A idéia é simples: compre uma metralhadora barata, vá até o ponto de camping e largue-a. Em seguida, volte ao ponto de compra e adquira sua AWM ou outra sniper gun. Faça seu trabalho como de costume, ficando preparado para jogar fora sua sniper e pegar a metralhadora imediatamente caso um inimigo se aproxime demais. Nada mais contundente do que um sniper que, inesperadamente, saca uma metralhadora.

Colocando o pino na granada: se você puxou o pino de uma granada e bateu o arrependimento, não precisa atirá-la para se livrar dela. Você pode recolocar o pino simplesmente trocando de arma.

Largando a bomba: essa é manjada, mas nem todo mundo conhece. Se você começou a partida como terrorista e está com a bomba, você pode largá-la para que outro terrorista a pegue e faça o trabalho que você recusa-se a fazer. Para tanto, selecione a bomba (pressionando 5) e aperte “G” para soltá-la, tal como você normalmente faria para jogar uma arma fora.

Pirâmide humana: outra dica bastante conhecida. É possível subir nos ombros de outros jogadores, alcançando lugares e caixas mais altas ou simplesmente surpreendendo inimigos que, ao se depararem com dois ou três jogadores um em cima do outro, não saberão em qual atirar primeiro. Para tanto, seu companheiro precisa estar abaixado. Pule sobre ele e espere que ele fique de pé novamente. É possível empilhar inúmeros jogadores uns sobre os outros, basta haver cooperação!

Dicas

Nunca saia correndo que nem um louco atirando por tudo, pois assim é muito fácil morrer.
Procure andar agachado quando vc acha que o inimigo está perto, isto dificulta que ele te acerte.
Se seu time está perdendo muito feio deixe seu time morrer e daí vc começa a jogar, vc tem mais chances de aumentar seus frags, pq assim eh fácil pegar um inimigo desprevinido.
Procure sempre andar em grupo.
Quando for atirar de longe com a ak47 ou a m3, ou Stery Aug ou uma do genêro mire bem e de de poucos em pouco tiros, não vale a pena ficar fuzilando de longe pois os tiros desviam-se facilmente, e vc não irá acertar muito pouco.
Procure sempre jogar granadas antes de ir em um lugar de risco, vc jogando uma granada o inimigo irá quase sempre sair do local para não morrer com a granada e então vc o mata.
Procure usar a aw somente em pontos estratégicos, não que nem uns jogadores fazem de usá-la no mapa todo, pois no confronto corpo a corpo vc se ferra.
Se vc gosta de aw, procure sempre ter junto uma Desert Eagle que é uma pistola que ajuda na defesa corpo a corpo, pq as outras pistolas dificilmente irão te salvar.
Evite usar sempre a mesma rota nos mapas, pois os inimigos percebem isso e ferram com vc.
Quando no mapa vc tiver que resgatar os hostages espere deixe que quase todos terros morram e depois resgate, se não vc será um alvo fácil; se vc tiver que impedir o resgate fique junto dos hostages nas portas e entradas impedindo que os cts possam resgatá-los.
Quando no mapa vc tiver que impedir que a bomba seja colocada, divida seu time nos dois pontos da bomba e não saia de lá; quando vc tem que plantá-la jogue muitas granadas e flash antes de entrar no local e então invade e plante rapidamente, para que mesmo se seu time morrer não de tempo deles desarmar a bomba.
Quando no mapa vc tiver que salvar o VIP defenda a todo custo ele; se vc tiver que matá-lo se vc ver 3 caras juntos vc tem que atirar primeiro no VIP.

Guia de Pequenas Dicas de Counter-Strike por PABC Recruta

Por: Revista PC Mundo – Counter-Strike
Se você for visto e se escondeu, nunca espere pelo inimigo ali. Dessa maneira, o inimigo já sabe
aonde você está, ele pode jogar uma granada HE em você, uma flashbang ou até mesmo dar a
volta de te surpreender. Mas o mais óbvio e comum é que o inimigo venha de uma vez, não
dando assim, tempo pra você reagir.
Quando com rifles e SMGs, num combate de longe, nunca segure o gatilho. O ‘coice’ da arma,
faz com que ela se torne imprecisa, dessa maneira ela passa a não acertar mais exatamente aonde
a mira indica. O melhor a fazer é disparar um tiro por vez quando estiver muito longe, ou uma
rajada de três quando numa distância média.
Quando você perceber alguém se escondendo e tiver dúvidas se é ou não do seu time, lembre-se
de olhar no radar.
Quando você for pular para escapar de tiros do adversário, pule e segure ctrl, pois dessa maneira
você pula agaixado, e muitas vezes pode salvá-lo de um tiro de awp.
Num server rodando 1.3, você pode usar e abusar do pulo. Procure sempre ficar pulando quando
passar por lugares abertos.
Jogando de terrorist num server 1.3, você pode pegar reféns. Eles são muito úteis para se usar de
escudo quando estiver com um rifle sniper. Você pode levá-los com você até o ponto de
camping, colocá-los na sua frente e agaixar atrás deles, com o rifle sniper. Dessa maneira, um
inimigo que aparecer distante exitará em atirar, enquanto você acerta um tiro certeiro.
Num campeonato, não tente usar a faca. Isso pode custar sua vida e prejudicar o time. Num
Lan4Fun, apenas pra praticar, tudo bem. O melhor a fazer é dar a volta, geralmente pegar o
caminho mais longo, para assim achar o inimigo de costas. Assim que estiver chegando perto de
uma área de camping, segure shift e ande sem fazer barulho (procure ficar com sua arma na mão
até aí). Quando avistar o inimigo e se ele estiver de costas e estático, pegue a faca. Aproxime-se
sorrateiramente e apunhale-o com o botão direito do mouse na cabeça, e logo em seguida,
rapidamente, dê uma (s) facada (s) normal (is) para finalizar. Atacar duas vezes com o botão
direito pode falhar, pois após a primeira facada o inimigo tende a se mexer, e se você errar a
segunda, o inimigo terá tempo de reagir. Mas com o ataque normal (botão esquerdo), se você
mirar no peito/cabeça, o ataque mesmo impreciso será fatal.
Se você quiser um lugar para camperar, procure os menos óbvios e mais surpreendentes. Quando
você notar que muitos inimigos fazem sempre o mesmo percurso, procure chegar antes deles em
algum ponto desse percurso e agaixe numa esquina morta (sem saída, aonde ninguém olha), no
meio de caixas, arbustos, muros… mas evite ficar em cima de caixas, ao lado de caixas visíveis
ou em janelas. Em lugares óbvios, os mais experientes sempre verificam.
Sempre que ficar cego por flashbang, procure se lembrar de onde está, corra para uma parede e
agaixe perto de uma caixa. O ideal seria sempre que ver uma granada vindo, pular pra uma
parede que possivelmente te daria cobertura. Como aquelas entradas com batentes largas, que
escondem um pouco.
Procure guardar sua granada HE, não jogue-a antes de avistar o inimigo no começo do round
(turno). Guarde-a para algum momento de sufoco, ou para pontos mais estratégicos. Jogar a HE
no começo é desperdiçar uma boa amiga de horas difíceis!

1. Batalha Próxima

Quando encontrar um inimigo frente a frente, o que fazer?
quando tiver bastante life (energia, vida), uma arma suficientemente boa, e estiver apenas
você e o inimigo, atacar sem exitar. Procure mirar da barriga pra cima, tendo como
objetivo a cabeça. Tente pular de um lado pro outro, ou andar para os lados, evitando ser
acertado. Porém, sempre mantendo sua mira no inimigo. Mas evite trocar tiros ficando
parado, pois assim você se torna um alvo mais fácil.
quando tiver pouco life, procure esperar o inimigo, jogar uma granada (HE pra atacá-lo
ou flashbang pra te dar vantagem da visão plena) ou então tentar um arriscado confronto.
Caso queira se arriscar, vá com tudo, pulando para os lados e mirando apenas na cabeça,
disparando tiros únicos para maior precisão da sua arma.
Quando encontrar vários inimigos frente à frente, o que fazer?
procure voltar e se esconder. Pedir por reforço ou fugir é a melhor solução se não quiser
morrer. Você pode voltar e jogar alguma granada, pra depois entrar. Uma coisa muito
sensata a se fazer é procurar dar a volta e pegar os inimigos por trás, ou se esconder num
lugar de camping. Se você quiser arriscar de ‘kamikaze’, lembre-se de mirar em um por
vez, assim você poderá matar pelo menos um.

2. Batalha Distante

Quando encontrar um inimigo longe, o que fazer?
procure mirar no seu peito e disparar rajadas de três tiros (com SMGs ou rifles), mirar no
pescoço/cabeça com a Desert Eagle ou mirar no peito e disparar com um pequeno
intervalo com outras pistolas. Se você estiver com algum rifle sniper, fique “sambando”
de um lado pro outro enquanto mira, e atire quando parar de andar.
se estiver com pouco life, procure se esconder, então saia de repente e meta bala. Ou,
espere pelo inimigo se aproximar, jogue uma granada e ataque.

Jogando num Campeonato ou Clanfronto

Quando for jogar num campeonato ou clanfronto, o mais importante é sempre lembrar que você tem que
trabalhar em conjunto, cooperando um com o outro. Outra coisa importante, é fazer o que foi
combinado, pois muitas vezes o resto do time conta com você pra cumprir sua função, mas você não a
está cumprindo. Lembre-se que campeonato é frag de equipe, o que conta não é quantos você matou e
quantas vezes você morreu. O que conta é a quantidade de vitórias da equipe. Um sub-líder (ou líder de
equipe), não qualifica um jogador pelos seus frags, mas sim pelo seu desempenho no trabalho em grupo.
Lembre-se de obedecer o seu líder de equipe, e de sempre comunicar os companheiros do seu estado e
situação (por rádio, chat do time ou falando, tomando cuidado para o adversário não escutar).
Uma coisa muito útil quando numa partida de campeonato ou clanfronto, é andar silenciosamente em
lugares que possivelmente o inimigo está próximo. Quando o inimigo não te ouve, aumenta o elemento
surpresa, dessa maneira o inimigo estará menos preparado para o combate, proporcionando grandes
chances de vitória. Para andar silenciosamente, segure shift (em pé) ou ctrl (agaixado).
Não tenha vergonha de camperar! No caso de campeon. ou clanfronto vale tudo pra ganhar. O
importante é vencer, não fazer bonito. Por isso, sempre que achar coerente camperar, faça-o! Mas nunca
fique tempo demais parado, pois seu time pode precisar de você.
Nunca tente matar um inimigo na faca num campeonato, é arriscado demais, e pode custar caro para o
resto da equipe. Lembre-se que o que está em jogo não é apenas a sua vida, mas o round do time.

Jogando como Terrorista

Quando estiver jogando como terrorist, procure manter o time todo unido. Esperar pelo inimigo não é
uma opção muito boa, o ideal seria o time pegar o caminho menos aberto e ir cautelosamente. Caso
queira esperar um pouco, fiquem em apenas um lugar, deixe que os CTs invadam um ponto, para então
avançar em outro. O importante é não tentar enfrentar o inimigo, e sim plantar a bomba.
Se por duas vezes um caminho não tiver dado certo, tente ir por outro. Não insista num mesmo caminho
apenas por achar que ele é o melhor. Às vezes um caminho pior pode estar menos protegido e mais
acessível.
Uma tática que pode funcionar é no momento de plantar a bomba, os terrorists ficarem em formação
octopus, imagine um X, o possessor da bomba fica no centro do X, e cada extremidade do X representa
a direção para onde cada um deve olhar. X
Lembre-se de após plantar a bomba permanecer todos os terrorists perto da bomba, protegendo-a a todo
custo.
Procure nunca dispersar a equipe.
Uma tática pra quando não estiver funcionando o esquema acima: mande dois terrorists pro rush,
mostrando a cara, porém se escondendo, jogando granada e tal, enquanto os outros três tomam outro
caminho e vão plantar a bomba.

Jogando como Contra-Terrorista

Quando jogar como CT, procure dividir o time em dois. O mais comum a fazer, é deixar um livre, para
atacar de surpresa ou ficar num camping entre os dois bomb sites e os outros quatro se dividem em dois
e cada dupla cuida de um bomb site.
Nunca tente ir pra cima do inimigo com tudo. O importante é que a bomba não seja plantada. Atire sem
dó quando vir um inimigo, porém não avance, espere pelo inimigo. E nunca esqueça de vigiar suas
costas, pois o inimigo nem sempre é previsível.
Rapidamente corra até o seu bomb site e procure o melhor lugar de camping. Uma coisa muito boa é ao
invés de ficar sobre o bomb site ou em sua área, ficar numa caixa num corredor ao lado, escondido um
pouquinho longe. Se o acesso ao bomb site pode ser feito por dois corredores, cada CT fica camperando
em um corredor, um pouco mais longe do bomb site. Os terrorists vão pensar que os CTs estão de
camping no bomb site, e não no corredor. Dessa maneira, é possível eliminar dois inimigos facilmente.
Lembre-se sempre de comprar o defusal kit!
Procure ficar sempre alerta no parte aonde mostra as mortes que estão acontecendo. Quando você
perceber que um ou mais membros do seu time que cobrem o outro bomb site morreram, corra para esse
outro bomb site, pois os inimigos provavelmente irão plantar a bomba lá. Lembre-se também de chegar
silenciosamente, pois eles estarão esperando pelo seu avanço, mas ainda não sabem por onde.
Assim que o portador da bomba for morto, e a bomba ficar caída no chão, chame todos os companheiros
vivos para onde a bomba está, pois sem a bomba os terrorists não tem como ganhar (a não ser que eles
matem todos os CTs!!).
Caso reste apenas um terrorist, ele não esteja em posse da bomba e os CTs estiverem em maior número,
avancem e tentem localizá-lo. Mas lembre-se de ir com cautela, silenciosamente. O inimigo pode ter
perdido a esperança de ganhar o round, e pode estar camperando. Caso ele esteja com a bomba,
continuem a proteger os bomb sites.

Camperar

A melhor maneira de camperar é avançar o máximo possível e se esconder num lugar bem próximo
aonde o inimigo sai. Ele não espera encontrá-lo ali, e ainda por cima não passa em sua mente a
possibilidade de alguém estar escondido ali. A base do bom camper é estar escondido sem ser notado e
sem suspeitas. Se você ficar num lugar muito perto de um bomb site (quando jogar como CT) os
terrorists vão estar atentos aos lugares de camping. Agora se você for no meio do caminho do inimigo,
parar lá e esperar um pouco, vai pegá-los totalmente desprevenidos.

Outras táticas

O ideal é ter um capitão que saiba mais de táticas, e , que saiba mais onde empregar cada integrante. O certo de cada clan é ter 2 Snipers e mais 3 membros como se fosse de uma infantaria. Sempre os Snipers Atrás com uma scout ou awp e os 3 com Colt ou AK, no máximo quando for aqueles mapas que são grandes Usar a Sig e a Aug.
Você deve ter em mente o que cada integrante tem ou não tem condições para fazer, não podemos deixar um elemento com pouca habilidade individual cobrir uma entrada difícil do mapa ou tentar eliminar um oponente sozinho. O posicionamento de cada um deve se adequar as suas características tanto individuais como em grupo.
Em qualquer time do mundo sempre existe um que joga menos que o outro no time, isso é inevitável, ou mesmo que se consiga 5 bons jogadores sempre um ou dois deles podem não estar jogando bem em determinado dia, e você tem que estar sempre preparado para suprir tais deficiências fazendo as mudanças na hora certa, escolhendo o melhor jogador e tirando todo o proveito dele em prol da partida.
Uma outra maneira que vem sendo utilizada na formação de táticas é a separação de grupos dentro do time. Como os times contam com 5 integrantes eles seriam separados em 2 grupos de 2 e um que ficaria no backup dos demais. Certamente ficando entre os dois grupos e não jogado em um canto, e menos ainda dando RUSH do nada sozinho
Outra coisa muito importante é estar preparado a vários estilos de posicionamento do oponente, tenha 2 ou 3 táticas diferentes para cada mapa para que durante um clanfronto você possa ajustar a sua estratégia de acordo com o posicionamento do rival.

Copyright © 2002-2014 www.SiteCS.net Todos os direitos reservados. Proibida copia parcial ou total, e reprodução comercial sem autorização.
Politica de privacidade