Gaules: Twitch chanel

Poucos jogadores de eSports conseguem alcançar um grande sucesso em termos de popularidade e ganhos financeiros após encerrarem suas carreiras no eSports. Mas a história do herói do nosso material de hoje é exatamente assim. Alexandre Borba, mais conhecido como gAuLeS ou Gaules, é um streamer, comentarista e analista brasileiro.

Carreira no eSports e saída para a Samsung

Gaules nasceu em São Paulo, Brasil, em 2 de dezembro de 1983. O jogador atribui o início de sua carreira ao fato de que, no início dos anos 2000, ele costumava frequentar o centro de jogos Monkey Tatuapé. Ele não podia pagar por muitas horas de jogo, mas, como parte de um patrocínio do clube, ele podia jogar de graça quando não havia muitos clientes.

A primeira experiência de jogo de Gaules foi como líder de uma equipe jovem chamada Monkey Tatuapé. O jogador também teve a oportunidade de testar suas habilidades algumas vezes na equipe principal em eventos LAN.

Após essa primeira experiência, Alexandre Borba decidiu criar sua própria equipe chamada g3nerationX. O primeiro elenco incluía Igor 'VIP' Melro, Rodrigo 'crash' Rodrigues, Mee e Feijaum. Gaules jogou pela g3nerationX de 2001 a 2007. Entre as conquistas da equipe brasileira, destaca-se a vitória na LatinCup 2004 e 2006 CPL Brazil, o 5º lugar na CPL Winter 2005 e o 6º lugar na CPL Summer 2006.

O próximo e último clube de eSports de Alexandre Borba foi a MIBR. A renomada organização brasileira contratou o elenco da g3nerationX para jogar CS 1.6. Gaules jogou como jogador por apenas um mês e meio, depois passou para a cadeira de treinador. A última conquista significativa do jogador foi o 4º lugar no IEM II Global Challenge Los Angeles. Como treinador, Alexandre Borba se destacou por ajudar a MIBR a se tornar campeã da DreamHack Winter 2007, rendendo à equipe $17.215,48.

No meio de 2008, Gaules concluiu seus estudos na universidade, formando-se em Marketing, e conseguiu um estágio na Samsung. O jogador de eSports decidiu deixar o cenário competitivo para conseguir um emprego comum. Alexandre foi contratado pelo departamento de TI da empresa e trabalhou na construção de parcerias com operadoras de torneios e equipes.

Problemas de saúde mental

Depois de trabalhar em vários projetos após deixar a Samsung, Gaules começou a se afastar de outras empresas, pois ele não queria mais depender de outras pessoas. Nesse período, ele foi diagnosticado com depressão profunda. Segundo suas palavras, naquele momento ele estava praticamente sem nada. A depressão o levou a uma tentativa de suicídio em dezembro de 2017.

O jogador lembra que, depois disso, ele não tinha namorada, parceiros, dinheiro em sua conta, emprego ou lugar para morar. Então ele pediu ajuda a seus antigos amigos no eSports para se reerguer. Eles

emprestaram dinheiro para comida e moradia. Com apenas um computador à mão, Gaules começou a fazer transmissões no Twitch em 2018.

Streaming e popularidade

Inicialmente, Alexandre Borba transmitia para apenas algumas pessoas. Todas as doações eram usadas para medicamentos, comida, aluguel e internet. Os espectadores ajudaram Gaules a lidar com a depressão. Em outubro de 2019, o streamer transmitiu o torneio StarSeries & i-League CS:GO Season 8. No meio de 2020, Gaules se tornou parceiro da ESL e DreamHack. O streamer recebeu o direito de transmitir eventos da série ESL Pro Tour até 2023.

O rápido crescimento de sua popularidade levou a colaborações com um número cada vez maior de empresas. Além da ESL e DreamHack, Gaules trabalhou com marcas como Globo e Banco do Brasil. Ele fechou parcerias com RedBull e Eno em 2022. Além de CS:GO, Gaules transmite Valorant, NBA, Fórmula 1 e outras disciplinas e videogames.

Estatísticas do streamer em várias plataformas e conquistas

Abaixo estão as estatísticas de seguidores de Alexandre Borba nas principais plataformas e redes sociais no momento da redação deste material:

  • Twitch — mais de 3.900.000
  • YouTube — mais de 741.000
  • Twitter — mais de 1.000.000
  • Instagram — mais de 1.800.000

Por sua atividade, Gaules recebeu várias premiações:

  • Personalidade do ano no Esports Brazil Award em 2020
  • Streamer do ano no Esports Brazil Award em 2020
  • Personalidade geek do ano no Golden Cube Award em 2021
  • Streamer do ano no Esports Brazil Award em 2021

Conclusão

Alexandre 'Gaules' Borba é um excelente exemplo de alguém que alcançou alturas depois de sair do eSports. O ex-jogador de eSports é considerado o "padrinho" do Counter-Strike brasileiro. Gaules conseguiu tanto cair no fundo devido à depressão quanto subir às alturas graças à carreira de streaming. Para muitas pessoas que passam por momentos difíceis, seu exemplo pode ajudar a lidar com as dificuldades da vida.

Comentários