Criar overview para estrategias no Counter-Strike

23 julho 2009 | 501 | 0
Introdu√ß√£o O overview, √© um arquivo gr√°fico uma imagem BMP ou TGA que cont√©m a vis√£o superior (com propor√ß√Ķes reais) e mede 1024x768 pixels. Como nesta da de_dust Overview da de_dust: Reparem que o fundo eh todo verde (0,255,0), Porque ? Porque essa cor eh a cor transparente do overview. Igual o azul puro azul (0,0,255) eh a cor transparente das texturas. Essa imagem √© feita para que os players que morreram ou para os espectadores saibam a localiza√ß√£o real de cada jogar, inclusive as dos ref√©ns e do player que esta carregando a bomba e/ou o VIP Material necess√°rio para criar o seu overview: ‚ÄĘ O mapa. Finalizado e compilado, rodando no jogo. ‚ÄĘ Half-Life 1.1.0.8 e o mod que voc√™ quer usar. ‚ÄĘ Um programa gr√°fico que edite imagens (Paint, Photoshop etc..). ‚ÄĘ Um editor de textos simples, (Bloco de Notas, World etc...) ‚ÄĘ Um computador que rode direito o HL em 1024x768 ajuda muito. Come√ßando: 1-) Voc√™ ter√° que abrir o mapa para ver o overview e para isso existem dois m√©todos: Primeiro M√©todo: Esse m√©todo que eu vou explicar eh o m√©todo mais f√°cil e eh oque eu uso. Nele basta voc√™ criar um atalho como o seguinte: C:SIERRAHalf-Lifehl.exe -dev -console -game cstrike -32bpp +map "de_dust" Se necess√°rio substitua C:SIERRAHalf-Life pelo diret√≥rio do half-life, e cstrike pelo mod que voc√™ esta usando; Obviamente substitua "de_dust" pelo nome do seu mapa. Caso voc√™ n√£o entre no seu mapa com esse atalho, baixe o console e digite "map nomedomapa". Se voc√™ entrar no seu mapa n√£o ser√° necess√°rio a se√ß√£o Proje√ß√£o do overview. Se n√£o, voc√™ vai ter que tentar o segundo m√©todo com o HLTV descrito abaixo: Segundo M√©todo: Esse m√©todo eh mais chatinho e d√° mais trabalho mais no final vale a pena . Primeiramente crie um servidor HLTV com o mapa qual deseja criar o overview "sem os bots" para fazer isso apenas "Kicke-os" ou ateh mesmo desinstale eles. Para gravar a imagem, voc√™ preferencialmente deve estar usando nos gr√°ficos OpenGL como API gr√°fica e a resolu√ß√£o de 1024x768 com 32bits "Isso deixara o seu overview com uma qualidade gr√°fica √≥tima", para isso, no atalho para o HL, acrescente o argumento "-32bpp". ‚ÄĘ Entre normalmente no servidor HLTV, note que se tentar ver o mapa em overview, aparecer√° um grid todo quadriculado verde com a localiza√ß√£o do que houver (ref√©ns, jogadores), sem uma textura (isso porque o mapa ainda n√£o tem overview) Proje√ß√£o do overview 1-) Para ver a proje√ß√£o superior do mapa digite no console: "dev_overview 1". a-) Para facilitar o trabalho, digite no console "developer 1", Alguns n√ļmeros aparecer√£o no topo da tela, esses n√ļmeros s√£o necess√°rios, j√° que indicam a localiza√ß√£o do ponto do qual voc√™ est√° vendo o mapa (nas coordenadas X, Y e Z) como mostra a figura abaixo. b-) O Engine deixa o mapa rotacionado automaticamente caso necess√°rio. Este tamb√©m posiciona o mapa de forma centralizada, facilitando o seu trabalho de centraliz√°-lo. 2-) Para remover a transpar√™ncia com o texto na parte inferior da tela, digite "retry" no console. 3-) Se voc√™ quiser mover o mapa, use as teclas Frente, Atr√°s, Direita e Esquerda. As teclas de ataque (normalmente os bot√Ķes do mouse) d√£o zoom e recuam. a-) Os valores ZMin e ZMax servem para eliminar telhados e objetos n√£o desejados (que obstruam a vis√£o superior e/ou que n√£o possam ser utilizados durante o jogo). Para alter√°-los utilize as teclas Cima-Baixo e Ctrl-Espa√ßo (no Counter, os primeiros: " ' " - "/ "). "N√£o parece mais isso eh muito √ļtil em mapas que tem montanhas". 4-) Quando a imagem estiver boa, grave-a (normalmente a tecla "F5" ou voc√™ pode ateh mesmo usar a tecla "PrintScreen"), se necess√°rio, grave outras imagens modificando o ZMin e ZMax, mas com as mesmas coordenadas. a-) Para remover o texto no topo da tela, digite "developer 0" no console. Mas lembre-se de anotar os valores da tela (ou gravar uma imagem antes de desligar o modo Developer), j√° que os mesmo ser√£o utilizados futuramente. 5-) Depois em um editor de imagens junte os peda√ßos que deseja em um √ļnico arquivo, mexa na imagem do jeito que voc√™ quiser de prefer√™ncia para facilitar a visualiza√ß√£o . 6-) Lembre-se de gravar a imagem final como um Bitmap padr√£o de 256 cores (extens√£o BMP). Gravando em Targa (TGA), usu√°rios do modo software n√£o poder√£o v√™-la no jogo). Grave a imagem com o nome do seu mapa, substituindo claro a extens√£o . BSP por . BMP Fazendo o arquivo de texto: Esse arquivo de texto eh necess√°rio para informar ao jogo a forma correta de mostrar a propor√ß√£o do mapa e a localiza√ß√£o dos players/ref√©ns/vip O arquivo de texto deve conter o nome do seu mapa substituindo a extens√£o .BMP por .TXT. Exemplo: Se o seu mapa chama escola.bsp o arquivo de texto deve chamar escola.txt. Ele tem que estar no diret√≥rio overviews do mod, o mesmo onde vai ficar o overview do seu mapa ou seja a imagem BMP. ‚ÄĘ Como exemplo vou pegar o arquivo da imagem que est√° l√° encima o qual eu usei para criar o overview do mapa "weapons-fire", repare que os valores num√©ricos s√£o os mesmo da imagem anterior. // overview description file for weapons-fire.bsp global { ZOOM 2.25 ORIGIN -480 608 320 ROTATED 0 } layer { IMAGE "overviews/weapons-fire.bmp" HEIGHT 0 } Se voc√™ ainda n√£o entendeu algum campo, eu explico: 1-) No campo ZOOM voc√™ coloca o valor que est√° escrito na sua imagem ‚Äúaquela que eu mandei voc√™ copiar os valores n√ļmericos. O zoom server para a visualiza√ß√£o do mapa ex: Se o seu mapa ta muito pequeno voc√™ d√° um zoom para visualiz√°-lo mais perto e vice-versa 2-) No campo ORIGIN e no campo e no campo ROTATED voc√™ escreve os valores num√©ricos respectivos igual foi descrito no campo zoom. 3-) O campo IMAGE refere-se √† localiza√ß√£o do arquivo BMP (lembre de manter os nomes de acordo com o do BSP utilizado). 4-) O campo HEIGHT indica a altura do "piso" no mapa (a altura do n√≠vel mais baixo onde o jogador possa andar, no caso da weapons-fire, a √°rea que fica a metralhadora fixa no ch√£o). 5-) N√£o esque√ßa de deixar todas as chaves fechadas! Feito tudo, grave o texto tamb√©m e mande tudo para o diret√≥rio overviews do mod como explicado acima. 6-) Para ver se deu tudo certo basta apenas voc√™ criar um servidor com o seu mapa e ver se o overview est√° aparecendo.

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