grboav Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 Tutorial Sobre o RivaTuner, um ótimo programa pra fazer overclock em sua placa de video Uma explicaçãozinha rápida sobre o que é overclock: Basicamente é fazer seu hardware (no caso a placa de video) trabalhar numa frequência maior, visando maior desempenho,faça se realmente souber o que estiver fazendo, não me responsabilizo por nenhum dano, e por favor, não faça em placas que não tem cooler, não que não seja permitido ou que ela vá queimar, mais só faça se souber o que estiver fazendo. Retirado do GuiaDoHardware Cada vez mais pessoas, visando obter o máximo de seu equipamento, fazem overclock em seus processadores. Alterando a configuração da placa mãe é possível por exemplo, fazer um Pentium II de 400 MHz trabalhar a 448 MHz, fazer um K6-2 350 trabalhar a 400 MHz ou mesmo fazer os Celerons de 300 e 366 MHz, campeões absolutos, trabalharem respectivamente a 450 e 550 MHz. Porém, poucos sabem que é possível fazer overclock também em placas de vídeo. É possível tanto aumentar a freqüência de operação do processador principal, ou core, quanto aumentar a velocidade do acesso à memória, resultando em um ganho perceptível de desempenho. Uma placa Voodoo 2 por exemplo, o processador principal trabalha a 90 MHz, mas é possível aumentar sua velocidade para 100 MHz, resultando em um ganho perceptível. E o melhor é que isto não vai custar nada. =============================================================== Primeiramente o link do programa RivaTuner 2.06 Site Oficial do RivaTuner Link do Aquamark 3 é gratis e sem limiatação Depois de instalar, abra ele, você vai ter uma janela igual essa, mudando é claro, o modelo da sua placa de video apenas. e o nome do monitor Depois clique aqui: e clique em System Settings Uma janela tipo essa vai aparecer: Daí você põe NO (não) Depois vai aparecer essa janela: Agora começa a diversão, vou explicar direitinho o que é cada um daqueles 3 clocks ali marcados em vermelho (os que a gente vai mexer) Core Clock é o clock do nucleo da placa de video, nesse você vai aumentando de dois em dois, clique em TEST e depois aumente mais 2 e assim sucessivamente, até alcançar o clock maximo da sua placa de video sem travar o PC ou coisa parecida, não se preocupe se seu PC travar ou coisa assim, simplesmente reinicie ele que vai voltar pros clocks originais, e faça um teste a cada 6 que você aumentar, rodando algum jogo ou coisa do tipo que use a placa de video, pra ver se ta estavel. Shader Clock Esse shader clock só tem nas placas mais novas, acima das Geforce 7xxx se não me engano, aumente ele devagar tambem. OBS: se a opção " Link clocks estiver ativada você nem precisa mexer no shader clock Memory Clock Memory clock como o nome ja diz são os clocks das memórias, esses você pode ir aumentando de 10 em 10, e testando do mesmo jeito do core clock (rodando algum jogo ou programa de teste de CPU tipo o Aquamark) só mais uma coisa, não aumentem eles ao mesmo tempo, por exemplo: aumentei dois numeros o core clock, 5 o shader clock e 10 o memory clock ao mesmo tempo, não faça isso, chegue primeiro ao clock maximo de cada um e depois passe pro proximo como podem ver ali na minha placa o core clock dela é de 620 mhz, então eu vou começar por ele, eu sei que ela guenta uns 680 mhz, é o maximo dela em uma performance estavel, então eu chego até ele. depois passo pro shader clock, depois pro memory clock etc... não esqueçam de marcar a opção Apply overclocking at windows startup, marcando essa opção ele vai aplicar essas configurações quando você ligar o PC (iniciar o windows). ~ Se você preferir eu fiz um video com os passos acima Link - 1,07 mega, 3 minutos de duração + - Qualquer duvida é só perguntar Tutorial 100% by gR, feito pro Sitecs.net Link to comment Share on other sites More sharing options...
AncesTTraL Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 Boa gR! Esse tuto concerteza vai ajudar muita gente! Valeu velho! Estava mesmo precisando, não quero fazer besteira quando a minha 8800 gt chegar =D Keep the good job! =D Link to comment Share on other sites More sharing options...
spn Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 nossa, muinto bom o_O eu fiz aki numa 8500GT e os clocks conseguiram ficarar no max o_O eh normal isso ? lol antes o teste de fps no CSS deu 60 e pocos fps dps q fiz os overclock foi pra 126 0.0 Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 27, 2007 Author Report Share Posted November 27, 2007 nossa, muinto bom o_Oeu fiz aki numa 8500GT e os clocks conseguiram ficarar no max o_O eh normal isso ? lol antes o teste de fps no CSS deu 60 e pocos fps dps q fiz os overclock foi pra 126 0.0 tipoa minha vai no maximo sem bugar tambem (menos o core clock se passa de uns 700 e poucos o PC trava) mais eu achava bom você baixar o programa Aquamark e rodar ele pelo menos umas 3 vezes, pq ele exige MUITO da placa de video e seria bom pra testar se seu sistema ta instavel ou tá legal com esses clocks xD Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lee' Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 Ahhhh se eu tivesse uma ge force... vc sabe fazer em placas radeon? Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 27, 2007 Author Report Share Posted November 27, 2007 Ahhhh se eu tivesse uma ge force...vc sabe fazer em placas radeon? eh a mesma coisa, creio eu xD a radeon tem até um programa que chama ATI Tools, é tipo o rivatuner mais o rivatuner ainda é melhor :} faz assim baixa o riva tuner, abre ele ,se for igua, é a mesma coisa =) Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hak Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 Ahhhh se eu tivesse uma ge force...vc sabe fazer em placas radeon? eh a mesma coisa, creio eu xD a radeon tem até um programa que chama ATI Tools, é tipo o rivatuner mais o rivatuner ainda é melhor :} faz assim baixa o riva tuner, abre ele ,se for igua, é a mesma coisa =) eh ATi Tray Tools nao?!?! se for eu nao tenho =P mas desse ki vc disse eu nao sabia nao o.O Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 27, 2007 Author Report Share Posted November 27, 2007 Ahhhh se eu tivesse uma ge force...vc sabe fazer em placas radeon? eh a mesma coisa, creio eu xD a radeon tem até um programa que chama ATI Tools, é tipo o rivatuner mais o rivatuner ainda é melhor :} faz assim baixa o riva tuner, abre ele ,se for igua, é a mesma coisa =) eh ATi Tray Tools nao?!?! se for eu nao tenho =P mas desse ki vc disse eu nao sabia nao o.O ati tray tools isso mesmo xD ele tem um utilitário bem legal tambem que mostra todas configurações enquanto você ta em jogo tipo nessa ss aqui: http://img135.imageshack.us/my.php?imag ... 410yu3.jpg EDIT: nossa valeu pelos elogios vocês são linduxos :luv: Link to comment Share on other sites More sharing options...
spn Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 ai gr, fiz os testes com o aquamark com tudo no full AF 16x, e AA 4x e fico sem travar nada resolucao 1024x7xx(nao lembro :x) e ficou tudo com fps bom vei, 60+ e travou nada meu pc tbm : ) otimo tuto =P edit ahh q sux, eu esqueci de marca pra inicia os overclock com o windows, ai eu testei o aquamark sem os overclock aih num travo ai coloquei os q tava antes e travo ;~ diminui um pouco os clock q eu tinha posto ai foi sem travar e melhoro tbm Link to comment Share on other sites More sharing options...
neo is a king Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 pergunta de qm como eu tem pc lixo zuado fudido kkkkk da pra fazer em placas de video onbord da intel ? sera q vai zua ela ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lee' Posted November 27, 2007 Report Share Posted November 27, 2007 Irei testar na minha placa radeon ^^ Nao tem alguma chance de dar merda e zuar ela? Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 27, 2007 Author Report Share Posted November 27, 2007 pergunta de qm como eu tem pc lixo zuado fudido kkkkk da pra fazer em placas de video onbord da intel ? sera q vai zua ela ? é altamente não recomendadoe ela não vai aguentar nem uns 2% de overclock e ja vai travar xD @ lee qual é a placa ? xP mais não tem perigoo não, maximo que vai acontecer é travar e você ter que reiniciar o sistema. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lee' Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 eh uma Ati Radeon 9550 / x1050 Series Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hak Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 aki quando instalei ati tray tolls deu pau e nao funcinou mais o pc pq ele inicia no startup ai fui no modo de segurança e akilo tudo em algumas placas ele faz isso --" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando -Fdo0- Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 Shader ClockEsse shader clock só tem nas placas mais novas, acima das Geforce 7xxx se não me engano, aumente ele devagar tambem. 8500GT Coloquei tudo no talo e nao travou nada, mas ainda não reiniciei xD Tô baixando o tal do AquaMark pra testar e aí sim vamos ver se não explode *-* Excelente tuto, gR biba <3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
spn Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 aqui eh assim tbm fdo0 '-' na minha 8500gt num tem esse shader tbm :S Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando -Fdo0- Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 travou o pc com tudo no máximo na hora de passar o aqua sei la o q =( aumentei 50 em cada um e agora ta bom to com preguiça de ver se aguenta mais edit ow spn, teu fps no cs tá variando tbm? o meu naum ficava assim, agora fica variando ¬¬ pqp viu parece q to usando uma placa onboard isso ta assim desde antes de fazer o OC Link to comment Share on other sites More sharing options...
spn Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 aki ta normalz fernando todos jogos q jogo aki num fica variando o fps nao inclusive o cs o_O Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lee' Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 Depois clique aqui: e clique em System Settings dps disso tem img? pq aki n ta aparecendo e eu n sei onde fica o system settings aki Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 28, 2007 Author Report Share Posted November 28, 2007 Depois clique aqui: e clique em System Settings dps disso tem img? pq aki n ta aparecendo e eu n sei onde fica o system settings aki ixi sua placa não da =otenta com o ati tray tools que é proprio pra placas ATI Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lee' Posted November 28, 2007 Report Share Posted November 28, 2007 Entao gr eu consegui com esse programa ae mais tipo, qdo eu to jogando cs, fica aparecendo cores na parede, qdo aperto tab as letras tao zuadas, ta mtu estranho, soh q pego 99 de fps msm com 15 kras na minha frente, como q resolve isso? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando -Fdo0- Posted November 29, 2007 Report Share Posted November 29, 2007 aff q merda meu fps tá cara fica entre 60 e 90 nao chega a 100 ¬¬ Link to comment Share on other sites More sharing options...
grboav Posted November 29, 2007 Author Report Share Posted November 29, 2007 Entao gr eu consegui com esse programa ae mais tipo, qdo eu to jogando cs, fica aparecendo cores na parede, qdo aperto tab as letras tao zuadas, ta mtu estranho, soh q pego 99 de fps msm com 15 kras na minha frente, como q resolve isso? diminui um pouco o overclockxP Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando -Fdo0- Posted November 29, 2007 Report Share Posted November 29, 2007 meu fps tá voltando agora com o developer 0 ele fica em 100 certinho. mas se eu ponho developer 1 fps_max 140 fps_modem 140 ele volta a variar ;p devo aumentar o overclock? Link to comment Share on other sites More sharing options...
neo is a king Posted November 29, 2007 Report Share Posted November 29, 2007 ":26qbt0ba]meu fps tá voltandoagora com o developer 0 ele fica em 100 certinho. mas se eu ponho developer 1 fps_max 140 fps_modem 140 ele volta a variar ;p devo aumentar o overclock? o fps_modem nao tem q fica em 0 pq o meu eu deixo em 0 @topic mas eu aprendi na facu q overclock fode o pc ? sera q nao vai sobrecarregar o sistema de vcs ? claro se deixar tudo no talo ps o rendimento dela vai aumenta + a durabilidade vai baixar nao é ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts