Ir para conteúdo

como colocar texturas no valve hammer editor??


caiocs2093

Recommended Posts

  • 1 year later...

tó ae isso aqui me ajudo bastante

ae eu to mexendu nesse progra fais pouco tempo a melhor coisa pra aprendew a mexe nele é fussa

CRIANDO MAPAS DE CS

1- Baixe o Valve Hammer Editor, clicando em

www.avt3d.pop.com.br/downloads.htm e instale-o.

2- Execute o Hammer. Agora temos que configura-lo. Deixe mais ou menos

como abaixo:

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

3- As texturas utilizadas pelo Half-Life são agrupadas em pacotes .WAD,

que normalmente ficam no diretório raiz do CS (/csrtrike). Na guia

textures, adicione no máximo 5 wads para não pesar muito seu mapa.

Se você for adicionar um wad não-padrão, você deve distribuí-lo junto

com seu mapa, para que ele funcione corretamente em outros pcs.

4- Com o Hammer configurado estamos prontos para criar nosso primeiro

mapa. Clique em File – New. Você deverá ver as 4 viewports (câmera,

cima, frente e lado).

5- Vamos começar dando um ajuste na grade, para ajustes mais finos nos

objetos. Para isso clique no botão “Smaller gid” ( ) umas 4 vezes.

6- Usando a ferramenta “Block” ( ), construa um retângulo na visão

de cima, depois redimencione-a na visão de frente e clique com o botão

direito do mouse sobre ela e clique em “Create object”. Deste jeito:

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

7- Usando a ferramenta “Câmera” ( ) e o mouse (botão direito=

rotaciona, esquerdo= eleva/abaixa, ambos= move, scroll zoom) na

viewport ”camera”, depois clique sobre o nome desta viewport e escolha

“3D Textured”. Ficará mais ou menos assim:

8- Usando o mesmo procedimento, construa as paredes. Para ajudar, use

Shift+botão esquerdo do mouse para duplicar objetos. Clicando

repetidamente sobre um objeto irá alternar entre seus vários modos de

edição (Dimensão/ Rotação/ Deslocamento). Segurar Shift enquanto faz

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

uma destas operações realiza a mesma de acordo com agrade. Usando

essas dicas, posicione as paredes assim:

9- Agora vamos adicionar algumas texturas. Elas podem ser escolhidas na

caixa “Current Texture”, à direita da tela. Para aplicar uma textura,

selecione a textura, depois o objeto que vai recebe-la e clique na

ferramenta “Apply current texture” ( ). Se precisar fazer algum

ajuste na textura, use a ferramenta “Toggle texture application” ( ).

Você pode aplicar uma textura a vários objetos ao mesmo tempo,

segurando CTRL enquanto os seleciona.

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

10-Você pode colocar decals (textura sobre textura) usando a ferramenta

“Apply decals” ( ) combinada com a ferramenta “Selection” ( )

e clicando no local. Como no exemplo abaixo:

11-Para o céu, iremos duplicar o chão e coloca-lo logo acima das pareces,

depois iremos aumentar um pouco sua escala e aplicar a textura

especial “sky”. Depois disso você pode escolher que tipo de céu seu

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

mapa terá através do menu Map – Map properties e adicionando o valor

em environment map. Os céus mais comuns são:

des Deserto

forest Floresta

snow Neve

tsccity_ Cidade de dia

backalley Cidade à noite

OBS: Você deve colocar um bloco com textura “sky” onde o céu deve

aparecer. Por exemplo, se você tirar uma das paredes do mapa que

estamos fazendo, você terá que colocar um céu no lugar (não

exatamente, mas todos os blocos de céu devem se tocar), caso

contrário, quando for jogar você verá uma mancha negra e a arma na

sua mão fica com um “rastro”.

Você ainda pode adicionar seus próprios céus, eles estão em

“.../cstrike/gfx/env”.

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

12-Você ainda não pode jogar com o mapa desse jeito. Temos que colocar

os spawns (lugar onde os jogadores irão “nascer”). Para isso, use a

ferramenta “Entity” ( ). No painel “Categories”, que fica à direita da

tela, escolha “info_player_start” e crie algumas dessas (~16) em um dos

lados do mapa, de modo que fiquem agrupadas. Esse lado do mapa

será a base dos CTs. Para fazer a base dos TSs basta usar o valor

“info_player_deathmatch” em outro canto do mapa.

OBS: Crie os spawn um pouco acima do nível do chão, para que os

jogadores não “nasçam enterrados”.

13-Ainda precisamos de uma última coisa para o nosso mapa funcionar, a

iluminação. Vamos adicionar uma luz que funcionará como o nosso Sol.

Para isso, vamos criar uma entidade “light_environment” no ponto mais

alto do mapa (antes de tocar o céu). Depois disso, clique com o botão

direito do mouse sobre ela e escolha “Properties”, configure assim:

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

OBS: O valor de Angle indica a inclinação dos “raios solares” e Pitch a força

da luz.

14-Vamos adicionar um vidro separando os times. Para isso, iremos criar

uma parede onde queremos o vidro e iremos colocar uma textura que dê

alguma lembrança de vidro (eu vou usar uma de água). Depois disso,

com o objeto selecionado, basta clicar no botão “To entity”, que está à

direita da tela. Na caixa que irá aparecer escolha a classe

“func_breakable”. Configure assim:

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

OBS: O atributo “Material type” define que material é, “Render mode” a

aparência desse objeto (no caso, “Adittive”= transparente) e FX Ammount

define o nível de transparência.

15-Você também pode adicionar prefabs, que são objetos pré-modelados,

basta usar a ferramenta “Block”, escolher o modelo nas guias

“Categories” e “Objects” que estão à direita da tela e usar o mesmo

procedimento que se usa para os blocos comuns. No exemplo abaixo eu

usei o objeto “Old desk north” da categoria “random objects”.

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

16-Agora temos que compilar o mapa para poder joga-lo, para isso, vá até o

menu File – Run e na tela que irá aparecer, clique em “Expert” e

configure assim:

17-Clicando no botão “Go!”, você irá compilar seu mapa (transforma-lo em

um arquivo .BSP). O processo termina quando aparecer a mensagem

“Copy to clipboard” na janela de compilação.

18-Agora que temos o mapa, temos que ir até a pasta para onde ele foi

enviado, no nosso caso “C:\Arquivos de programas\Valve Hammer

Editor\maps”, que é a última caixa da guia “Build programs” da janela de

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

opções, que foi a primeira coisa que fizemos neste tutorial. Vamos

copiar o mapa (mapa.bsp) de lá para uma nova pasta. Depois disso,

vamos criar um arquivo .TXT com o mesmo nome do mapa (mapa.txt) e

neste arquivo colocaremos algumas informações sobre o mapa e sobre

seu desenvolvedor.

19-Agora precisamos de um overview, que é aquela imagem estratégica do

mapa. Para isso, vamos copiar nosso mapa e sua descrição para a

pasta de mapas do CS (.../cstrike/maps). Você provavelmente deve ter

um atalho do CS em seu pc, copie-o e abra suas propriedades. Deixe

assim: "C:\Diretorio do HL\hl.exe" -dev -console -game cstrike -32bpp

+map "mapa". Quando seu mapa carregar, digite no console:

“dev_overview 1” e “developer 1”. Utilize as teclas de movimento, os

botões de ataque e as teclas “´” e “/” para ter o melhor overview

possível. Quando estiver satisfeito, anote todos os valores que

aparecem em cima da tela. Depois, digite no console “developer 0” e

aperte sua tecla de Screenshot (F5 é o padrão). Depois, pode sair do

CS. Agora vá até a pasta raiz do seu CS e lá deve estar seu screenshot,

renomeie-o de “mapa0000.bmp” para “mapa.bmp” e cole-o a pasta

“.../cstrike/overviews”, depois, copie um dos arquivos texto com nome de

mapa desta pasta e renomeie-o para “mapa.txt”. Edite esse arquivo com

as informações que você anotou e substitua o valor de “IMAGE” pela

sua imagem.

20-Agora, na nova pasta que você criou, crie uma pasta chamada “maps” e

cole os arquivos “mapa.bsp” e “mapa.txt” nela, depois crie uma pasta

chamada “overviews” e cole nela os arquivos “mapa.bmp” e “mapa.txt”

da pasta de overviews do CS.

21-Se você usa CS 1.6, pode pular esta etapa, se usa 1.5 ou anterior, você

terá que criar os waypoints para seu mapa, para que os bots possam

andar por ele. Para isso, entre em seu mapa normalmente e digite no

console “waypoint on”, “autowaypoint on” e “pathwaypoint on”. Ande por

todo o mapa. Quando terminar, digite no console “waypont save

nocheck” e “waypoint off”. Agora basta ir até a pasta dos waypoints do

POD Bot e fazer o mesmo procedimento da etapa anterior (criar uma

pasta com o mesmo nome da original e colar seu arquivo lá).

22-Depois de tudo isso, seu mapa está pronto. Basta colocar todo o

conteúdo da nova pasta em um arquivo .ZIP com o nome do seu mapa e

distribuir. Para instalar seu mapa, existe um programa chamado “Map

Install” que coloca cada arquivo em seu lugar correto.

Abaixo segue uma lista de entidades úteis:

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

Ambient_generic Serve para colocar sons no mapa.

Armoury_entity Cria um spawn de arma.

Hostage_entity Cria um spawn de refém.

Info_bomb_target Define um alvo para C4.

Info_hostage_rescue Define um ponto de resgate de reféns.

Info_map_parameters Define que times podem comprar items.

Info_vip_start Define o spawn do VIP.

Light Cria uma “lâmpada”

Você pode baixar o mapa que fiz enquanto escrevia este tutorial em

www.avt3d.pop.com.br/tuto.zip.

Tutorial by Brutto AVT

www.avt3d.pop.com.br

PDF Creator - PDF4Free v2.0 http://www.pdf4free.com

abre e fais juntu com ele q fika mais facil vc vai aprende rapidinhu

fmz flow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hIHi....

Baixei o Valve Hammer Editor esses dias, consegui configurar, mas naum consigo colocar as texturas nele.

Algm pode postar um TUTO com IMAGENS de como por texturas no Mapping??

se der poe ae fazendo um favor!

plzzz!!!

21329407634511e76582c30.gif

ae vc tem q entra na pasta do cs entra em cstrike

lá vai te bastante testura dai é só por lá

fmz boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
×
×
  • Criar Novo...