Ir para conteúdo

Ciêntistas a um passo de descobrir o universo... [+loucura]


Nann.

Recommended Posts

Uma roda de 100 t, a última peça de uma ambiciosa experiência que, esperam os cientistas, ajudará a desvendar os segredos do Universo foi instalada com sucesso numa caverna subterrânea, na sexta-feira.

 

Trata-se do elemento final do detector de partícula ATLAS, o maior dos quatro que serão conectados ao mais poderoso acelerador de partículas do mundo, que a European Organisation for Nuclear Research (CERN) espera começar a operar na metade de 2008.

 

“A última peça completa o gigantesco quebra-cabeças”, anunciou o CERN em comunicado. A roda foi baixada a um poço de 100 m de profundidade, e alinhada a distância de um milímetro de outros detectores do CERN, o maior centro mundial de pesquisa de partículas, localizado em um extenso complexo de pesquisas ao longo da fronteira entre França e Suíça.

 

O detector ATLAS medirá partículas conhecidas como múons, que devem ser geradas em colisões de partículas no acelerador, conhecido como Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês).

 

O LHC recriará as condições existentes logo depois do Big Bang, explosão que muitos cientistas acreditam ter gerado o Universo, por meio da colisão de dois feixes de partículas em velocidade próxima à da luz.

 

“À medida que as partículas passam por um campo magnético produzido por imãs supercondutores, o detector tem a capacidade de acompanhá-las com precisão equivalente à espessura de um cabelo humano”, segundo o CERN.

 

As experiências no LHC, que fica em um túnel subterrâneo com circunferência de 27 km, devem permitir que os físicos dêem um grande salto na jornada que começou com a lei da gravidade de Isaac Newton, segundo a organização.

 

A ciência não foi capaz até agora de produzir explicações fundamentais com por exemplo como as partículas adquirem massa. As experiências também estudarão a misteriosa matéria escura do Universo, e o motivo pelo qual o Universo possui mais matéria que antimatéria.

 

“Os primeiros prótons colidirão em breve, e os segredos de nosso Universo começarão a ser desvendados”, afirmou o CERN. O porta-voz do CERN, James Gillies, afirmou: “Nós conhecemos cerca de quatro por cento do Universo. O LHC pode nos ensinar sobre os 96% restantes, que os cosmologistas chamam de matéria escura.”

 

Assim que o LHC começar a funcionar, deve levar provavelmente um ano para que uma “nova física” surja, disse ele.

 

Ciência útil deve ser continuamente produzida por até 20 anos. Cerca de 10 mil cientistas ao redor do mundo, incluindo do Brasil, trabalharam no complexo desde o início de sua construção em 1994.

 

A maioria deles, cerca de 6 mil, são dos 20 países europeus membros do CERN, mas a maior nacionalidade presente no projeto é a dos Estados Unidos, com mil pesquisadores, seguidos por russos, informou Gillies.

 

Antes que o LHC possa começar a operar, cerca de 38 mil toneladas de equipamentos precisam ser resfriadas a uma temperatura de -271ºC para que os grandes ímãs passem a funcionar no estado de supercondutores. Esse resfriamento será feito com ajuda de várias toneladas de nitrogênio e hélio líquidos.

 

“Isso realmente é mais frio que o espaço sideral. É uma tarefa muito grande”, disse Gillies. “É essencialmente como funciona uma geladeira, mas é extraordinariamente grande e a temperatura é incrivelmente fria.”

 

FONTE: http://www.salteadoresdaarca.com/2008/0 ... mundo-lhc/

Youtube: http://br.youtube.com/watch?v=3AlS01L5x ... re=related

 

 

Caraio oO

Será que criaram uma máquina do tempo? =X estou com medo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava demorando pra aparecer aqui no fórum

 

mas bem

sem fonte, não acredito nisso

tem ali no fim mcoy ;o

tem até video no u2b

 

 

Você viu a fonte?

num é nenhum site oficial, e no link não tem nenhum link oficial

 

eu acho que os videos do u2b são fakes também, já que não existe nenhuma informação em site oficial sobrei sso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tava demorando pra aparecer aqui no fórum

 

mas bem

sem fonte, não acredito nisso

tem ali no fim mcoy ;o

tem até video no u2b

 

 

Você viu a fonte?

num é nenhum site oficial, e no link não tem nenhum link oficial

 

eu acho que os videos do u2b são fakes também, já que não existe nenhuma informação em site oficial sobrei sso

acho que é um blog, nada confiável mesmo.

 

Uma roda de 100 t, a última peça de uma ambiciosa experiência que, esperam os cientistas, ajudará a desvendar os segredos do Universo foi instalada com sucesso numa caverna subterrânea, na sexta-feira.

 

 

 

 

quando eu li essa frase aí emcima me lembrou desses jogos aí tipo doom3 que a gente joga, é praticamente a mesma história do doom3 @.@ aAHUAHEUAEHU

 

estamos fudidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava rolando o maior boato em todo lugar de que o mundo ia acabar hoje por causa disso

 

E agora?

 

Eu acho que isso pode até existir, mas não é o que ta rolando por aí

os caras devem ter pego a noticia e aumentaram com aqueles boatos fakes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

q tosco

se a parada recria a explosao do big bang, e nem pra eles eh tao certo se foi real ou nao, como dizem eh uma TEORIA, axo q eles nao arriscariam o universo, nem teriam aprovaçao suficiente pra recriar um big bang, se for assim, o universo inteiro pode implodir, ou sei lah o

eu axo fake

._.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galere rsrsrs

 

Tem o link no wikipedia sobre o LHC

 

E se correr errado pode fazer alguma explosão, mas isso deve ter 1% de chance de errar,,

 

E acho que o LHC vai ser ativado hoje as meia noite,,

 

tomara que exploda a europa BWAHAHAHAHAH!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

zuera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

/\

eddie é verdade sim :D

 

 

@Link

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Col ... C3%A1drons

^

LHC

 

 

 

EDIT:

 

Críticas

 

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha. Apesar das alegações "catastróficas", físicos teóricos de notável crédito como Stephen Hawking e Lisa Randall,

^

Critícas de alguns cientistas (peguei do wikipedia provando que eles tão falando que o mundo pode acabar bwahahahah!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...