Ir para conteúdo

Mega Tpico Resident Evil 4 - Eleito o melhor jogo do ano


_KiLLer_

Recommended Posts

Resident Evil 4

 

Gênero: Terror/Ação

Desenvolvedora: Capcom

Jogadores: 1

 

Evil has evolved

Três anos se foram desde que a Capcom em uma bombástica coletiva anunciou seu Resident Evil 4, em miúdos, o esperadíssimo episódio que continuaria a saga de agente policiais contra a maléfica corporação farmacêutica Umbrella. Desta vez, totalmente tridimensional e exclusivo para uma plataforma Nintendo, nem preciso dizer que o projeto passara por mudanças radicais.

A essa altura do campeonato, todos devem saber como está RE4: saem os fatídicos zumbis, e entram espertíssimos novos inimigos. Mikami e Kobayashi (diretor e produtor da série respectivamente) reformularam não apenas o quarto episódio dessa aclamada série de terror, mas sim reinventaram o gênero do survival-horror.

Os fãs fervorosos de Wesker e sua trupe devem ter ficado meses sem dormir após as revelações feitas pela Capcom sobre o enredo. Esses, por favor, não se preocupem: tudo é explicado. Se não fosse, não teríamos Leon S. Kennedy como protagonista. O policial da RPD de RE2 tornou-se o protagonista mais popular da série, e a idéia de usá-lo como herói nesse novo episódio não poderia ser mais eficiente.

A história se passa seis anos após os incidentes finais de Raccoon City, com a explosão nuclear da cidade. Leon agora é um agente secreto responsável pela proteção da família do novo presidente dos EUA. Logo após assumir tal cargo, Ashley Gramns, filha do presidente americano, é seqüestrada sem razões óbvias. Relatos da inteligência secreta americana apontavam ter visto uma garota semelhante numa vila no interior espanhol.

O velho continente junto à uma nova mecânica de jogo, gráficos e sons estonteantes e aquele feeling inigualável de Resident Evil são razões mais que suficientes para você jogar esse game.

 

re4_01.jpg

Pra quem acha que isso eh soh uma CG, essa imagem eh In game =O

 

Reinvente uma atmosfera criada por você mesmo

Como criar algo em cima do que você mesmo inventou, estagnou, consolidou como base? Poucos conseguem tal façanha. RE4 não apenas atende a todo o hype criado ao seu redor, ele o excede com louvor.

A Capcom trouxe muita decepção para os fãs da Nintendo nesses últimos anos. Mesmo com os brilhantes episódios Remake e Zero da série de zumbis, o tão falado acordo de cinco games exclusivos da empresa para o GameCube foi pro ralo. Viewtiful Joe ficou exclusivo por um ano, Killer 7 ficará por alguns meses no Japão e será exclusivo em outros territórios (assim como Tales of Symphonia) e a continuação da aventura de Joe fora lançada ao mesmo tempo para PS2. P.N. 03 fora aquele fiasco e Dead Phoenix acabou sendo cancelado.

Acabou sobrando Resident Evil 4, que de acordo com o pescoço de Shinji Mikami, seria eternamente exclusivo do cubo da Nintendo. Todos sabem o que irá acontecer dentro de um ano.

Mas, tudo isso atrapalha RE4? Nem um pouco. É claro pelo poder desse jogo: ele fora criado especificamente pensando no GameCube. Tudo leva o console ao limite, que diga-se de passagem, é muito superior a tudo que o PS2 sonharia em processar (sim, esperem um downgrade pesado).

Sites e mais sites americanos alardeiam aos quatro ventos que RE4 é o jogo mais bonito já criado, e não apenas pra consoles: muitos o colocam de frente com Doom 3 e Half-Life 2. A respeitada IGN não hesitou em dizer que se o jogo saísse um mês antes, teria levado todos os prêmios de 2004, assim como deu ao game o título de jogo mais bonito de todos os consoles.

Independente de ser o melhor ou um dos, RE4 chuta muitos traseiros, acredite. Você irá parar incontáveis vezes para olhar ao seu redor, no teto, contemplar os reflexos criados por tochas, água, trovões e relâmpagos. Isso porque só citei os fenômenos naturais. O jogo traz o melhor sistema de partículas já criado (e bem utilizado) para um jogo. Como? Exploda a cabeça de seus inimigos e você entenderá perfeitamente.

 

re4_02.jpg

 

Personagens

Show à parte são os personagens. Leon é modelado com dez mil polígonos, quatro mil desses localizados apenas em seu rosto. Apreciar seus olhos azuis fitando um ganado pela janela, ou fio a fio de cabelo do protagonista se mexendo enquanto ele se vira, caminha ou executa algum movimento em uma cut-scene. Adicione no herói sua jaqueta de couro: do zíper ao bolso, tudo pode ser contemplado.

Ashley possui um suéter amarrado a seu pescoço que perfeitamente se movimenta com o balançar de seu corpo, assim como sua saia. Ada Wong mostra-se mais sexy e bem modelada do que nunca. Seu vestido longo com racho que balança de acordo com o andar da moça, assim como o laço que o prende em suas costas. Simplesmente incrível.

Tem medo de envelhecer? Lord Sadler mostrará para você que rugas podem ser lindas em um videogame. Enquanto ele fala, movimenta perfeitamente seus lábios soltando palavras mórbidas com sotaque "inglês-espanhol". Temos Luis Sera, Krauser, o cara barbudo e todos os ganados, excepcionalmente bem detalhados, reagindo com expressões faciais a cada tiro desferido.

 

re4_04.jpg

 

Gráficos

Falar dos gráficos de Resident Evil 4 poderia levar a análise toda, então, que fique resumido: perfeitos. Você irá quebrar seu queixo quando chegar ao castelo de Salazar e poder apreciar sala por sala. Definitivamente, quem está esperando a versão de PS2, aconselho: dêem um jeito de jogar em um GameCube. A experiência máxima está no 128-bit da Nintendo, o game fora feito para ele. Vocês não irão se arrepender.

Acabaram as CG´s e FMV´s do jogo. Tudo é construído com gráficos real-time, rodando com a engine do jogo, e muitas dessa cenas são totalmente interativas (não solte seu controle nem desligue seu WaveBird). Momentos à lá Matrix ou Metal Gear Solid poderão ser conferidos. Ficaram bregas? Nem um pouco. O feeling de Resident Evil está presente até nessas seqüências. Não se engane por fotos. Elas não reproduzem o jogo como ele realmente é em movimento.

 

re4_03.jpg

 

Você vai assustar, você vai morrer, você vai adorar!

O jogo é mais longo que qualquer outro Resident Evil: 20 horas. Os extras liberados são muito gratificantes e o fator replay é alto, sem sombra de dúvidas.

Além disso, a Capcom optou (graças a Deus) por tirar os Ink Ribbon, e permitir que o jogador salve o quanto quiser desde que encontre uma máquina de escrever. RE4 é divido em capítulos, esses por subcapítulos que a cada um deles completados, um save automático ocorre. Muito mais prático. Assim sendo, o jogo se torna totalmente linear, onde ele mostra toda sua riqueza: prender você até o final.

Os controles foram bem adaptados para o mundo 3D. As faixas letterbox estão presentes (e ficarão mesmo para aqueles que usarem uma widescreen) e não atrapalham nem um pouco, pelo contrário, permitem um maior campo de visão. O giro de 180º implementado nas versões 128-bit pra GC da série está de volta. A faca está no L, mira no R, botão de corrida no B, atirando no A, e não, você não pode andar atirando. Tudo ainda está muito "Resident" mas ainda assim diferente. Jogue e comprove.

A trilha sonora agora existe. Nada mais de silêncio e músicas apenas em momentos de ápice. RE4 traz músicas o tempo todo, que vão ficando cada vez mais tensas, aliadas às vozes dos ganados que não param de gritar em espanhol, deixando tudo nervoso, inclusive você muito nervoso. É uma delícia! Você está sendo perseguido por esses estranhos moradores o tempo todo, não há trégua.

Os sons estão fortes. Gritos e gemidos dos personagens, ganados e monstros em geral. A sincronia labial é a mais perfeita já vista (mais uma vez, espere Lord Sadler falar), as vozes são ideais, sem frases idiotas como nos tempos de PSOne.

Junte músicas e sons tensos, controles levemente modificados, os gráficos acima tão bem citados e some os chefes. E que chefes! Resident Evil 4 lhe reserva um número grandioso de chefes, assim como a qualidade de cada um deles. Todos possuem mais de uma forma de derrotar, de fugir, de atirar. Há tempos não via chefes tão bem bolados. Alguns inimigos "especiais" também marcam seu lugar ao sol. Ora, quem não adorou o cara da moto-serra?

 

re4_05.jpg

 

Finalizando

Resident Evil 4 é assustador, difícil, recompensador, um grandioso jogo na maneira "videogame de ser", feito especificamente para um console Nintendo, sugando seus atrativos. Leon é extremamente carismático, assim como todos os outros personagens que se envolvem na trama, incluindo os vilões.Enfim, RE4 além de tudo isso, é revolucionário.

"Você não possui Resident Evil 4, ELE te possui".

 

Nota: 10

 

O melhor do jogo: Os gráficos incríveis

Músicas e efeitos sonoros

Revolução no gênero survivor-horror

 

O pior: Riscos de sofrer ataques cardíacos fulminantes

 

 

E aí galera espero que gostem... esse jogo tem pra Play2 e pra Gamecube... Aqui vai uma comparação das duas versões:

 

Versão PS2

967134ke.jpg

 

Versão GC

1058238np.jpg

 

Comentarios:

Como vocês podem ver a versão do PS2 perde muito em graficos... Parece que passaram um filtro marrom no jogo...

 

Versão PS2

967747ok.jpg

 

Versão GC

105864du.jpg

 

Comentarios:

A versão do PS2 tambem parece estar sem brilho... essa imagem mostra isso muito bem... E as duas imagens são durante o dia... Reparem que na versão do PS2 a janela está sem transparencia

 

Versão PS2

967754ov.jpg

 

Versão GC

1058626ps.jpg

 

Comentarios:

Aqui ainda está mais visivel a falta de brilho na versão do PS2

 

Versão PS2

967737jq.jpg

 

Versão GC

10584115yy.jpg

 

Comentarios:

Reparem como o fogo está sem fumaça na versão do PS2

 

Versão PS2

967184hl.jpg

 

Versão GC

1058286ur.jpg

 

Comentarios:

A versão do PS2 tamvem perdeu muito em geometria... Reparem como o cabelo do Leon parece uma peruca no PS2

 

Versão PS2

967780zu.jpg

 

Versão GC

1058650us.jpg

 

Comentarios:

Graficos lindos no GC no PS2, mas a versão do PS2 perdeu bastante em detalhes.

 

Versão PS2

9677104jq.jpg

 

Versão GC

1058673ae.jpg

 

Comentarios:

Reparem como tambem diminuiram o numero de objetos na versão do PS2.

 

Versão PS2

967895pe.jpg

 

Versão GC

10586113au.jpg

 

Comentarios:

Novamente dá pra perceber a diferença grafica das versões.

 

Espero que gostem e por favor deixem comentarios =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...