Ir para conteúdo

Tutorial - Regulagem de Oitavas, por Géh.


grboav

Recommended Posts

aweiawehaweiawh.jpg

 

Primeiramente, vamos entender o princípio do problema. Como medida padrão, o instrumento deve ter a mesma distância entre o nut (capotraste) e o 12º traste , e entre o 12º traste e o saddle (carrinho da ponte) . Desta forma, o 12º traste marca exatamente a metade da distância entre esses dois pontos - nut e saddle. Essa medida compreende aproximadamente 32,5 centímetros do nut até o 12º traste e do mesmo até o sadle, somando 65 centímetros. Mas é preciso ressaltar que esses números podem variar bastante de acordo com o projeto do instrumento. Independente do comprimento da escala ou da altura dos trastes, o 12º sempre deve marcar a metade da distância entre os dois pontos citados acima.

 

Sabe-se que até a espessura das cordas interfere na afinação do instrumento. Por isso, as guitarras possuem um saddle para cada corda. Dessa forma, podemos ajustar individualmente a distância dos mesmos.

 

 

 

Bom, resumindo, o som de qualquer corda tocada solta na guitarra, deve ter o mesmo tom da mesma corda tocada na 12° segunda casa, esse é o principio da regulagem de oitavas.

 

Tambem quero deixar claro que você SÒ DEVE FAZER ESSA REGULAGEM COM CORDAS NOVAS, as cordas velhas perdem o tom quando enferrujam ou são muito usadas, devido ao desgaste por ficarem raspando nos trastes direto. E tambem quero lembrar que isso não se deve fazer regularmente, semanalmente, nem mensalmente nem nada, tudo que é demais estraga né ? Façam isso toda vez que trocarem a expessura das cordas, por exemplo, se você usa cordas 0.9, e quer trocar pra 0.10, se você não fizer, sua guitarra vai empenar, ou seja, o braço vai entortar, isso é MUITO dificil e demorado de corrigir, e você vai gastar um bom dinheirinho nisso. façam essa regulagem. não é simples, e nem complicado, você só precisa de um bom afinador e de bastante paciência.

 

 

 

Bom, se você entendeu o que eu escrevi alí emcima continue, se tiver alguma duvida me pergunte antes de continuar, você pode piorar ainda mais o problema.

 

Seguinte, os carrilhos, ou Saddles (tambem conhecidos como Oitavas) são essas peçinhas aqui, elas são uma das principais peças que ajustam as cordas em relação ao braço da guitarra :wink:

 

Foto dos carrilhos, ou Oitavas:

 

carrilho.jpg

 

(minha guitarra ta sem duas cordas, estourei elas, vo comprar nova amanhã ^^)

 

 

Começando:

 

Primeiramente, você vai precisar de um bom afinador digital, de preferencia aqueles de agulha, não os que simplesmente mostram a nova, como E, D, A etc. esses até da pra enrolar, mais não espere um resultado perfeito por que eles não são precisos. Você pode usar o afinador do guitar pro tambem, ele é bom.

eu uso um afinador da marca Cherub, é um ÒTIMO afinador digital, é de agulha, mais é um pouco caro (caro não, ta na média de todos os outros) paguei R$ 41,00 nele, mais vale cada centavo, ele não usa pilha normal, usa pilhas de relógio (aquelas redondas) então dura uns 8 meses cada pilhinha dessas ^^

 

afinador.jpg

 

Bom, vamos começar, com a corda Mizona (a mi mais grossa, 6°corda)

 

Primeiramente afine ela, na afinação normal (E), tenha certeza de ela estar perfeitamente afinada, pra regulagem ficar perfeita tambem.

 

Depois que tiver certeza que ela estiver perfeitamente afinada, aperte a 12° casa e veja se mostra a mesma afinação da corda solta.

por exemplo: Como a gente ta afinando a corda Mizona (E) no seu afinador vai mostrar a letra E, então vai ter que mostrar a mesma letra E quando você apertar e tocar na 12° casa.

 

Caso não mostre, ou seja, mostre uma nota menor ou maior, você vai precisar fazer essa regulagem, se mostrar a mesma nota, nem precisa fazer nessa corda, já pule direto pra outra.

 

Mas vamos dizer que não mostrou a mesma nota, ou seja, vamos regular a Oitava:

 

 

Faça o seguinte, com uma chavezinha de fenda, gire esse parafuso:

 

parafusos.jpg

 

Aperte um pouco (bem pouco, eles são bem sensiveis) e afine denovo a corda, depois toque na 12° casa, até perceber que ela está na mesma afinação da corda solta, e basicamente é isso, você faz isso em todas as cordas e pronto, suas oitavas estão reguladas.

Você vai perceber que se antes você tinha problema de trastejamento nas cordas eles sumiram (caso eles fossem causados por esse problema das Oitavas).

Vai perceber tambem que ela tá mais macia pra fazer bends e de tocar, em sí.

 

A diferença de uma guitarra regulada é perceptivel na hora! :)

 

 

 

 

 

PS: Esse tutorial vale apenas pra guitarras com ponte do tipo Tune-O-Matic

(igual dessa minha les paul)

E guitarras com ponte do tipo Strato, que são essas daqui:

 

strato.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...