Ir para conteúdo

Tutorial- Aprendendo a tocar pelo GuitarPro + Explicações


grboav

Recommended Posts

Não sei nem por onde começar, são tantas coisas pra ensinar (rimou :D)

 

 

 

Galera, seguinte, vo ensinar vocês a ler as tabs (tablaturas) no GuitarPro, ou seja, tirar ela do "papel" e passar pra pratica mesmo,

 

aprender a tocar. O tutorial vale pra qualquer versão dele, mais procure sempre usar a mais atualizada (no caso a 5.2), eu postei um link

 

dela aqui, só ir e baixar.

 

 

 

Pra começar, depois de ter baixado a musica em um dos sites que eu postei no mesmo do tópico do download do guitarpro, ou de outro que

 

prefira/conheça, vai abrir uma janela parecida com essa minha (no caso eu vo usar a musica Dont Cry, do Guns N' Roses como modelo, você usa a

 

que quiser aprender).

 

[notem que ele é em português, caso o seu venha em inglês, clique em tools > language e selecione o português, ou outra que preferir]

 

f_gp1m_ba9f40f.jpg

 

 

 

Bom, primeiro de tudo é a gente conhecer um pouco da interface do programa:

 

f_gp1m_d4e185d.jpg

 

Essa parte é uma simulação gráfica do braço da guitarra/violão etc.

Quando você colocar a musica pra tocar, pode ver que vão ter umas coisinhas vermelhinhas se mexendo pelo braço da guitarra alí, são as notas,

 

cordas e respectivas casas que você vai ter que tocar, mais não se guie por ali, continue lendo que isso vai ser melhor explicado daqui a

 

pouco.

 

 

Aqui são os instrumentos que tem nessa musica, no caso ali o autor da musica ( o cara que passou ela pro guitar pro) colocou o nome dos

 

integrantes da banda, podem ver que eu to com o Slash selecionado ali, ou seja, só vai aparecer as notas que ELE toca ali, não as dos outros,

 

senão ia ser uma confusão do capeta né ?

 

f_wem_73e777c.jpg

 

 

Então, com o instrumento da musica que você deseja aprender já selecionado, você nota que apareceram ali as notas que ele toca, em branco,

 

aquele monte de numeros, agora que começa a explicação de verdade.

 

f_asdfm_2b66832.jpg

 

Apartir disso vo começar a explicação de verdade, de como aprender a tocar a musica na sua guitarra ou violão.

 

 

Como vocês podem notar, nessa SS ali emcima tem vários numerozinhos naqueles 6 risquinhos ali né ? e vários simbolos tambem.

 

Cada um desses 6 risquinhos simboliza uma corda no seu violão ou guitarra, sendo assim, como as cordas do violão são

Mi, Sí, Sol, Ré, Lá, Mi

 

vai ficar assim no seu guitar pro (tenha esse esquema sempre em mente)

 

f_untitledm_08337f4.png

 

Esse aí é o esquema, decorem a ordem das cordas, o nome delas, e tenham em mente que você começa a contar de baixo pra cima, ou seja, da

 

corda mais aguda (mais fina) pra mais grave (mais grossa).

 

Depois disso, a gente começa explicando o que são esse bando de numeros aí no meio das cordas:

 

Cada numero desse corresponde ao numero de uma casa da guitarra no violão ou na guitarra, e dependendo de qual risquinho (corda) ele tá, você

 

vai tocar lá.

 

Pra quem não sabe o que são as casas, eu vo posta uma foto aqui que eu mesmo tirei da minha guitarra pra mostrar pra vocês em tamanho maior:

 

casasou7.th.jpg

 

ali na foto os numeros tão meio tortos, mais foi só pra caber certinho,pensem assim " Casa 1, casa 2, casa 3 " e assim por diante, até a casa

 

numero 22 (algumas guitarras vão até a casa 24, nas guitarras mais gays).

 

 

 

Então galera, sabendo isso, vai ficar facil, é só você ver o numero da casa, e depois ver a corda que ela tá e tocar :) pronto, [é assim que

 

se lê tablaturas.

 

um exemplo:

 

Nessa sequência aqui:

 

f_untitledm_5b13159.png

 

A gente vai primeiro tocar a 4° Corda (Ré) na 7° casa, depois na mesma corda, tocar a 4° casa, depois na mesma denovo, tocar a 5° casa depois

 

na mesma corda denovo tocar a 4°, ficando assim uma sequenciazinha.

mais essas notas tavam todas na mesma corda, daí fica facinho, mais praticamente nunca vai ser assim, vai ser sempre alguma coisa parecida

 

com isso (várias notas sendo tocadas em cordas diferentes):

 

f_werm_fe5127d.jpg

 

 

mais agora que você já sabe ler as tabs, vai ficar facil entender isso, e treine bastante, pra pegar agilidade nos dedos, eu vo postar uns

 

exercicios pra pegar agilidade nos dedos e precisão tambem mais tarde.

 

 

Agora vamos falar um pouco dos sinais que aparecem no GP (guitarpro), pode ver que aparecem umas "cobrinhas" umas barras, uns X etc, vo

 

explicar pra vocês cada um desses.

 

 

Bend - Bend é você literalmente empurrar a corda pra cima com seu dedo pra atingir um tom mais alto, é usado em TODAS, musicas

 

praticamente.

 

um exemplo de bend no guitarpro:

 

f_bendm_44645b7.png

 

 

Nesse caso por exemplo, temos um bend na 15° casa, na 5° corda (lá) então quando aparecer isso, você vai lá e empurra a corda pra cima! :)

 

cuidem pra não empurrar demais pra não estourar a corda, principalmente na 1° e na 2° corda (mí e sí).

 

PS: Não faz diferença se você puxar a corda pra cima ou pra baixo, vai fazer o bend do mesmo jeito e com o mesmo som, então faça como você se

 

adaptar melhor.

um video exemplo de um bend que eu fiz pra vocês:

 

http://br.youtube.com/watch?v=2YacHQBFGUA

 

 

 

Vibrato

 

Vibrato, é você puxar a corda pra cima e pra baixo repetidamente (como umonte de bends um em cima do outro), faz a corda vibrar mais, ou

 

menos, dependendo da velocidade que você fizer, um exemplo de vibrato no GP:

 

f_vibratom_e9d7391.png

 

Alí no caso temos um vibratto na 14° casa, na 4° corda, é aquela "cobrinha" preta que fica alí emcima das cordas. O tamanho dela que vai te

 

dizer a duração, as vezes ela pode ser pequena, as vezes pode ser grande, como essa alí.

 

 

Um video exemplo de vibrato: podem ver no video ali de cima sobre os bends, no final eu fiz um vibrato, aos 21 segundos video.

 

 

Hammer (ou Hammer On): Hammer é você tocar uma nota em qualquer corda, e depois aproveita a vibração dela pra tocar uma outra nota que

 

estiver a frente dela (na mesma corda), sem precisar palhetar denovo, isso dá uma sensação de agilidade, e te ajuda muito em solos rápidos,

 

por você precisar dar menos palhetadas e se preocupar mais com a mão esquerda, que é a que faz o serviço pesado :P

 

 

exemplo de Hammer no GP:

 

f_hammerm_32144ab.jpg

 

Aquele arquinho alí que passa de uma casa pra outra da 12° pra 14° no caso do modelo aí emcima, indica como você deve fazer o hammer, no caso

 

alí você toca UMA VEZ a casa numero 12 e depois (rápidamente, pra aproveitar a vibração que ela ainda está dando) você já põe o dedo na casa

 

numero 14.

 

um video exemplo de Hammer:

 

 

http://br.youtube.com/watch?v=paFMeA09KQU

 

Pull-OFF

 

Pull off é o contrario de hammer, você pega uma nota MAIS A FRENTE, por exemplo na 14° casa, e tira o dedo depois que tocar ela, deixando o

 

dedo de trás na 12° por exemplo, daí você vai fazer o contrário do hammer.

 

Um exemplo de pull-off no GP:

 

é a mesma coisa que o Hammer, só que o arquinho é pra baixo ao invez de pra cima ^^

 

f_ahm_8275b1a.jpg

 

No caso dessa SS aí em cima, você toca na 10 ° casa, e o seu outro dedo já tem que estar na 8° casa, daí você simplesmente tira o dedo da 10 casa depois de tocar que o dedo que tá n 8° casa vai servir como outra nota já :0

Um video exemplo de PullOff:

 

http://br.youtube.com/watch?v=liXgiS5JE5g

 

 

Slides

 

Slides é você "deslizar" o dedo de uma corda pra outra, é uma coisa super usada tambem em praticamente todas as musicas, só cuidem pra não cortar o dedo.

 

Exemplo de slide no guitar pro:

 

[imghttp]

 

No caso alí você desliza da 12° pra 15° casa.

(ou seja, um slide pra baixo)

 

Video exemplo de Slide:

 

http://br.youtube.com/watch?v=BqX91ER23DA

 

 

 

Vo parar por aqui, isso é o mais importante, só vo dar uns atalhos no guitar pro, pra vocês se coisarem melhor ae, qualquer duvida vocês

 

perguntam aqui.

 

 

Dicas pra vocês se darem melhor com os comandos do Guitar Pro:

 

 

Barra de espaço: Tocar a musica, apertar denovo pra parar.

 

Ferramentas > Afinador digital, você pode afinar sua guitarra.

caso tenham duvida sobre isso é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom tuto, pena q a minha guitarra tah sem as cordas :/

 

 

EDIT:

 

alguem aki entende de bateria? seria legal fazer um tuto dela tbm e nao soh de guitarra, sempre tive vontade de aprender a tocar e duvido q ninguem aki tivesse ao menos curiosedade e se perguntado " como fas//

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço minhas baterias do guitar pro...num tem muito segredo...36 = bumbo, 40 38 = caixa, 43, 41, 50 = tons(nem sei se o nome é esse) , 49 57 = pratos, 46 = chimbal aberto, 42 = chimbal fexado, 51 = aquele prato que faz tin tin tin tin que eu num sei o nome

farei um tutorial sobre ela mais tarde :D

 

 

E ah, belo tutorial Gr!!

Bem explicado e completo \o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apagaram meu post ;S

 

e nao vira um slide, tu q nao mim imtemdeu

 

 

toca a corda com a casa pressionada, puxe o seu dedo da mao eskerda pra baixo fazendo a corda soar um pouco mais e depois bote o dedo na casa q tu kiser fazer o pull off, pq apenas tirando o dedo quando toca ela e botando na otra casa fica um som vazio feio :S

 

assim fica mais bunitin *-*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...