Ir para conteúdo

Como criar uma rede com internet


Fatcho

Recommended Posts

Bom galera vou explicar como montar uma rede doméstica com internet

 

Tutorial baseado no modem ZXDSL 831

 

oq vc vai precisar:

Modem router - R$ 120,00

Hub ou Switch (eu recomendo o Switch) - Switch R$ 40,00

Cabos de rede - R$ 0,90 o metro + as pontas (R$ 1,00 cada)

Cabo de telefone - R$ 2,00 cinco metros

Filtro Anti Chio - R$ 12,00

 

Preço q eu paguei nas peças, vc pode encontrar mais barato ou naum dependendo da localidade

 

o pq q eu recomendo o Switch:

o Hub ele envia os dados para todas as portas, consequentemente para todos os Computadores, o pc diz para o hub esses dados naum são meus entaum ele vai pra outra porta e faz a mesma coisa, até achar o destinatário

o Switch ele so manda os arquivos para o PC certo, assim ficando muito mais acessivel as informações

 

 

1 - instale o modem em sua casa

para fazer isso conecte o cabo do telefone na parte de traz do modem

depois da operadora ter liberado sua linha a luz da DSL ira ficar acesa, caso naum tenha sido liberado o sinal a luz ficara piscando ou nem piscara (isso pode variar conforme a marca do modem)

 

2 - instale o filtro anti chio no cabo do seu telefone (isso permite q seu dialogo via telefone naum seja afetado devido a linha DSL)

 

3 - instale o Hub ou Switch, conecte o cado de rede do modem no Hub ou Switch na entrada correta, normalmente é a 8 ou a 1 (no meu Switch é a 8.).

 

4 - conecte os cabos de rede nos computadores q iram fazer parte da rede

 

5 - Configurando o modem:

5.1 - abra seu ie e digite 192.168.1.1

5.2 - o usuario e a senha é a marca do modem (marca naum o modelo) coloque tuto em maiúsculo

5.3 - configure o conforme ele pede (naum esqueça de liberar o servidor antes)

 

6 - agora começa a configuração.

No painel de controle abra Conexões de rede, Clique em Criar uma rede doméstica ou de pequena empresa, caso de esta janela clique em sim, caso naum apareça va para a proxima imagem

1so6.th.jpg

 

selecione a opção Este computador se conecta à Internet por um gateway residencial ou por outro computador da minha rede

2nc2.th.jpg

 

Coloque a descrição e o nome do seu computador (cuidado para naum haver igualdade nos nomes entre os computadores)

3uq6.th.jpg

 

Nesta opção vc tera q colocar um nome da rede, TERA DE SER IGUA EM TODAS AS MAQUINAS

4dc5.th.jpg

 

Esta opção é caso vc queira compartilhar arquivos na rede (muito comum mas merece cuidados)

5pg1.th.jpg

 

Provavelmente ele reiniciara seu PC, pronto esta configurado e acessivel a internet

 

DICAS BY FATCHO:

Se vc optou por compartilhar arquivos na rede va em C:\Documents and Settings\All Users e retire o compartilhamento da pasta Documentos compartilhados, pois ela esta compartilhada de forma com q outros usuarios podem alterar seus arquivos

 

Caso vc queira compartilhar uma pasta selecione somete a opção Compartilhar esta pasta na rede, na aba Compartilhar, naum selecione a opção Permitir que usuarios de rede alterem meus arquivos , pois caso seu amigo tenha virus ele podera entrar facilmente por esta pasta

6fb3.th.jpg

 

ok galera espero q tenha ficado tudo claro

qualquer duvida estamos ai

Tutorial 100% Sitecs

se for copiar coloca os creditos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fatcho eu tenho uma duvida tpw.....

 

apartir do passo numero 6 eu tenho q fazer PC por PC ou so no PC servidor ??

 

 

 

 

Abraços

neste caso naum teria servidor

o modem ficaria ligado o tempo inteiro igualmente ao Hub

vc precisaria fazer a operação em cada PC

caso naum der certo em algum pc ai tem q fazer umas manhas

mas dai é outros quinhentos

ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

é configuração do modem

tipo vc precisa colocar qual é seu provedor para ele reconhecer sua liberação

 

eu tenhu o ps5 como autenticador

 

é muito facil

abre o internet explorer e coloca na barra de endereço o nº 192.168.1.1

vai abrir a setup do seu modem

ai vc acha onde tem q colocar seu login no provedor q vc assino

ai ele sempre vai entrar naquele login

naum precesa ficar digitando sempre pra conectar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...