Ir para conteúdo

5 dicas simples para acelerar o Windows XP


Pajuno

Recommended Posts

1. Limpeza e desfragmentação

 

Sim, eu sei, o bom e velho limpeza e desfragmentação. Mas, falando sério, você não pode esperar que o seu computador para ser rápido se ele está cheio de lixo e tem fragmentos de arquivos espalhados por todo o disco rígido.
 
Windows XP vem com limpador de disco e desfragmentador de disco. Para acessar a ferramenta Limpeza de disco, vá em Iniciar -> (Todos os) Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Limpeza de Disco. E se você quiser usar o Desfragmentador de disco, vá em Iniciar -> (Todos os) Programas -> Acessórios -> Ferramentas do Sistema -> Desfragmentador de disco.
 
No entanto, muitas pessoas preferem usar utilitários de desfragmentação de terceiros, como o Auslogics Disk Defrag ou Piriform Defraggler, porque o built-in XP é muito lento e não faz um trabalho muito minucioso.
 
2. Desinstalar programas que você nunca usa
 
Muitas pessoas adoram experimentar novos softwares. Então, eles baixar programas, instalá-los, executá-los um par de vezes, e ... por vezes, nunca usá-los novamente! Parece familiar, não é? Ter muitos programas pode tornar seu computador muito lento, para não mencionar a quantidade de espaço no disco rígido que eles ocupam.
 
Para ver programas instalados, vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> duplo clique em Adicionar / Remover Programas. Reveja a lista e desinstalar programas que você nunca usa.
 
3. Otimizar as configurações de aparência XP.
 
Se a velocidade é a sua prioridade, é recomendado para ajustar as configurações de aparência do XP para melhor desempenho. Efeitos visuais que estamos tão acostumados a perder recursos do sistema. E se você pensa que é só a placa de vídeo que tem de lidar com eles, você está errado - CPU e memória RAM são afetados também.
 
Felizmente, é muito fácil para otimizar XP para melhor desempenho desativando os efeitos visuais desnecessários:
 
Vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle;
No Painel de Controle clique em Sistema e vá para a guia Avançado;
Na janela Opções de Desempenho selecionar Ajustar para melhor desempenho;
Clique em OK e feche a janela.
Isso irá desativar todos os efeitos visuais, o que é especialmente bom para PCs menos poderosos e netbooks. Mas se você quiser que o Windows XP olhar mais elegante, deixe as seguintes caixas marcadas:
 
Mostrar sombras sob menus;
Mostrar sombras sob o ponteiro do mouse;
Mostrar retângulo de seleção translúcido;
Use sombras para etiquetas de ícones na área de trabalho;
Usar estilos visuais em janelas e botões.
 
4. Acelerar o Windows Explorer
 
Se você acha que o Windows Explorer demora muito para começar, há uma maneira de acelerá-lo. Windows procura automaticamente para arquivos de rede, pastas compartilhadas, e dispositivos cada vez que você abrir o Explorer. Desabilitar esta opção irá acelerar o acesso ao Windows Explorer. Para fazê-lo:
 
Abra o Windows Explorer;
Clique no menu Ferramentas;
Em seguida, clique em Opções de pasta;
Clique na guia View;
Automaticamente encontrar procurar pastas de rede e desmarque a caixa de seleção e ele impressoras;
Clique em Aplicar e clique em OK;
Reinicie o computador.
 
5. Desativar a indexação
 
A indexação pode ser útil, mas também pode tornar o seu computador lento e alto, como ele ocupa de RAM e faz com que o thrash disco rígido. O serviço de indexação é usada para atualizar as listas de todos os arquivos no seu computador para acelerar a pesquisa de arquivo. Desativando a indexação vai fazer a sua pesquisa um pouco mais lento, Veja como:
 
Vá em Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle;
Dê um duplo clique em Adicionar / Remover Programas;
Clique em Adicionar / Remover Componentes do Windows;
Desmarque serviços de indexação;
Clique em Avançar e, em seguida, clique em Concluir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...