Ir para conteúdo

Como usar o Bit Torrent!! ( mereçe fixo! )


gueL

Recommended Posts

» Tutorial BitTorrent (.torrent)

 

Aviso: Os arquivos direcionadores (torrents) não são nossos, estão apenas indexados e foram tirados de sites estrangeiros, a fim de facilitar para a Comunidade Brasileira e especialmente os que não entende Inglês, portanto eventuais problemas como conexão e tracker não tem nada a ver com o nosso site.

 

Resumo

 

O Bit Torrent é o sistema mais prático e rápido para compartilhamento de arquivos na Internet. Através dele é possível baixar filmes, jogos, música, enfim qualquer tipo de arquivo que outros usuários estejam compartilhando.

 

Ele trabalha de forma distribuída pois ao mesmo tempo em que você está fazendo download outros Internautas puxam do seu micro as partes do arquivo que você já recebeu. Muito interessante.

 

O Bit Torrent realiza múltiplas conexões simultâneas para upload e download. A velocidade de download é proporcional a velocidade de upload. Ou seja, quanto mais gente estiver puxando partes de você, mas rápido será seu download.

 

bittorrentsem7jv.th.png

 

Justamente por esse motivo o início do processo de download é um pouco lento. Como no começo do download você não possui nenhuma parte do arquivo para compartilhar sua velocidade fica muito reduzida. À medida que você tiver um pedaço maior do arquivo mais pessoas se conectarão a você para baixar essas partes e conseqüentemente seu download aumentará de velocidade.

 

 

 

Por isso o nome Bit Torrent. Ele literalmente funciona como uma torrente de bits. Começa devagar e vai acelerando progressivamente. Show!

 

bittorrentcom8jz.th.png

 

Quem não sabe disso e já tentou utilizar o Bit Torrent pode ter ficado frustrado e desistido de utilizá-lo ao ver no início do download a informação de que poderia demorar por exemplo 380 horas para baixar um determinado arquivo. Se tivesse aguardado mais 5 minutos veria que o tempo restante mudaria para 2 horas e depois iria diminuir ainda mais.

 

Uma informação importante: O Bit Torrent compartilha APENAS o arquivo que você está baixando. Nenhum outro arquivo do seu computador será compartilhado quando você utilizar o Bit Torrent. O Bit Torrent é um programa de código fonte aberto o que garante muita segurança.

 

Como faço um download com o Bit Torrent?

 

Para fazer um download com o Bit Torrent você precisa, antes de mais nada, de um arquivo .torrent.

 

Um arquivo .torrent é um arquivo minúsculo que contém as informações necessárias para que o Bit Torrent possa localizar e baixar um programa, jogo, filme ou qualquer outro tipo de arquivo compartilhado.

 

Cada arquivo .torrent contém informações sobre diferentes downloads. Ou seja, se você quer baixar um filme precisará do .torrent daquele filme.

 

De posse do arquivo .torrent é só dar 2 cliques nele e o Bit Torrent iniciará o download. Não se preocupe com interrupções no processo de download. O Bit Torrent sempre continua o download do ponto onde parou e checa automaticamente a integridade dos arquivos.

 

Por Richard Imgartchem

WebMaster do www.gratis.com.br

 

-Informações mais detalhadas sobre o BitTorrent leia o FAQ abaixo:

 

F.A.Q sobre Torrent encontrado no site http://torrent-brasil.cjb.net/ - todos os créditos por ele pertencem aos autores deste site.

FaqO que é o BitTorrent?

 

 

Bittorrent é um protocolo designado para a transferência de arquivos.É baseado na natureza peer-to-peer(usuário a usuário),os usuários conectam-se cada um com outro diretamente para receber e mandar pedaços do arquivo.

Contudo como o servidor central(chamado tracker)que coordena as ações de todos os peers. O tracker apenas maneja conexões,um tracker pode manejar uma quantidade realmente enorme de usuários,usando muita pouca banda.

A filosofia chave do bittorrent e que o usuário faca o upload ao mesmo tempo do download. Dessa maneira a banda da rede e utilizada o mais eficientemente possível.

Bittorrent é designado para trabalhar melhor se o numero de pessoas interessadas em um certo arquivo aumenta,em contraste com outros protocolos de transmissão de arquivo.

 

Uma analogia para descrever esse processo seria tentar visualizar um grupo de pessoas sentada numa mesa. Cada pessoa na mesa pode ao mesmo tempo falar e conversar com qualquer outra pessoa da mesa. Essas pessoas estão tentando terminar a copia completa de um livro.

A pessoa A anuncia que ele tem as paginas 1-10,23,42-50,e 75.Pessoas C,D,E estão com falta dessas paginas que A tem,então elas coordenam isso e o A da a elas,copias dessas partes perdidas. Pessoa B anuncia que tem as paginas 11-22,31-37 e 63-70.Pessoas A,D e E falam para o B que eles gostariam de ter algumas de suas paginas,então ela lhes da copias das paginas que tem.

O processo continua ao redor da mesa,ate que todo mundo anuncie o que tem,e o que esta faltando. As pessoas completam a copia do livro. O pessoal na mesa coordenada a troca de partes do livro ate que todo mundo tenha tudo. Tem também outra pessoa na mesa,a qual chamaremos de "S".Essa pessoa tem a copia completa do livro,então não precisa que nada lhe seja enviado. Ele responde com paginas que ninguém no grupo tem. Primeiro,quando todo mundo acabo de chegar,eles todos precisam falar com ele,para pegar o seu primeiro set de paginas. Contudo as pessoas são espertas o suficiente para não pegar todas as mesmas paginas dele. Depois de um curto período, todos tem a maioria do livro entre eles,mesmo que ninguém deles tenha o livro todo. Dessa maneira,uma pessoa pode compartilhar o livro que tem,com muitas outras pessoas,sem lhes dar a copia inteira para todo mundo que esta interessado. Ele da diferentes partes para pessoas diferentes,e eles são capazes de compartilhar entre si. Essa pessoa que chamamos de "S"e chamada de seed ou semente na terminologia do bittorrent.

 

 

2)Como o bittorrent se compara com outras formas de transferência de arquivo?

 

O método mais comum pelos quais arquivos são transferidos na Internet é o cliente-servidor modelo. Um servidor central que envia o arquivo inteiro para um cliente que o requisito isso e como http e ftp funcionam. Os clientes apenas falam com o server e não entre si. As maiores vantagens desse método é que ele e simples de ser setado, e os arquivos são usualmente sempre disponíveis, uma vez que os servidores tem que ser dedicados a tarefa de servir,e tem que estar sempre conectados com Internet. Entretanto esse modelo tem um problema significativo quando os arquivos são muito grandes ou muito populares,ou ambos.

 

Outro método de transferência de arquivos que se tornou popular recentemente:a rede peer-to-peer(ou ponto a ponto),como sistemas como kazaa,edonkey,gnutella,direct conecte, etc...Na maioria dessas redes,usuários comuns da Internet podem compartilhar arquivos,conectando diretamente um com outro ou ponto-a-ponto.A vantagem aqui é que os arquivos podem ser compartilhados sem se ter o acesso próprio ao servidor. Tipicamente o downloader recebe um arquivo de uma fonte única,contudo as versões novas de alguns clientes permitem o download de um arquivo único de varias fontes com altas velocidades. O problema discutido acima da popularidade do numero de downloads, aqui não tem efeito,porque a uma chance muito maior que o arquivo popular seja disponibilizado por um grande numero de peers. O numero de arquivos disponibilizados tende a ser muito bom,contudo velocidades de download para arquivos obscuros(ou pouco conhecidos)tende a ser muito lenta. Outro problema comum associado algumas vezes com estes sistemas,e que o protocolo de pesquisa, resulta num numero limitado de resultados por cliente. Arquivos parcialmente baixados não são comunemente disponibilizados para outros peers, contudo alguns clientes mais novos tem essa funcionalidade disponibilidade e geralmente dependente da boa vontade dos usuários.

 

O bittorrent se parece mais com a usenet. E melhor voltado para arquivos novos que tem uma grande quantidade pessoas interessadas. Arquivos obscuros ou antigos tendem a não ser disponíveis(dependendo do interesse).Bittorrent também lida bem com arquivos que tem uma demanda bem alta,especialmente se comparado com outros métodos.

 

 

Onde posso baixar o bit torrent?

 

-> Baixaki (BitComet 0.68)

http://baixaki.ig.com.br/site/detail24945.htm

 

->Baixaki (Azureus)

http://baixaki.ig.com.br/site/detail32940.htm

 

 

O que todas essas palavras significam?(seeding,uploading,share rating,etc)

 

->torrent: Geralmente isso se refere ao pequeno arquivo metadata que você recebe do webserver(o que termina com .torrent).Metadata significa que o arquivo contem INFORMAÇÃO sobre o arquivo que você deseja fazer o download,não os dados em si. Isso é o que e enviado ao seu computador quando você clica num link de download num site. Você pode também salvar o arquivo torrent localmente no seu sistema,e clicá-lo para abrir o download bittorrent. Isso e útil se você deseja re-abrir o torrent mais tarde,sem ter que achar o link novamente.

 

->peer: Peer é um outro computador na Internet que você conecta para transferir dados. Geralmente um peer não tem o arquivo completo,senão ele seria chamado seed. Algumas pessoas podem também se referir aos peers como leeches,para distinguir deles das pessoas generosas que completaram seus downloads,e deixam o cliente rodando para rodar como seed.

 

->seed: Um computador que tem uma copia completa de um certo torrent. Uma vez que o seu cliente termina o download,ele vai continuar aberto ate que você clique no finish(ou qualquer coisa que faca você fechá-lo).Isso e conhecido como ser um seed ou seeding. Você pode também iniciar um bittorrent(bt) cliente com o arquivo completo,e uma vez que o BT check o arquivo,ele ira connectar e ira enviar(ou seed) o arquivo para outros. Geralmente e considerado uma boa maneira continuar o seeding the um arquivo depois que você termino o download,para ajudar os outros.

Também quando um novo torrent e postado a um tracker,alguém tem que ser o seed para que o mesmo esteja disponível para outros. Lembre-se o tracker não sabe nada sobre o atual CONTEÚDO do arquivo,então e importante ser um seed para um novo torrent.

 

->ressed: Quando a zero seeds para um determinado torrent(e não a peers o suficiente para distribuir a copia),então eventualmente todos os peers vão ficar paralizados com um arquivo incompleto,uma vez que não a ninguém no swarm them os pedaços perdidos. Quando isso acontece,alguém com o arquivo completo(o seed) tem que se conectar ao swarm,então os pedaços perdidos podem ser transferidos. Isso e chamado resseding. Usualmente um pedido de ressed vem junto com uma promessa implicita que quem requisito deixara seu cliente aberto apos um período(adicionar longividade ao torrent),pela bonda de outro resseding o arquivo

 

->swarm: Um grupo de maquinas que esta coletivamente conectada a um arquivo em particular. Por exemplo se você inicia o seu bittorrent cliente e ele te fala que você esta conectado a 10 peers e 3 seers,então o swarm consite the você e essas 13 outras pessoas.

 

->tracker: Um servidor na Internet que atua coordenando a ação dos clientes bittorrent. Quando você abre um torrent,sua maquina contacta o tracker e pergunta por uma lista de peers para contactar. Periodicamente ao longo da transferência,sua maquina vai checar com o tracker,falando para ele o quanto você já fez o download e upload quanto falta para terminar e o seu estado(começando,terminando o download,parando).Se o tracker estiver offline e você tenta abrir um torrent,então você incapaz de conectar. Se um tracker fica offline durante um torrent(você já esta conectado com alguns pontos e já esta falando com os peers),você será capaz de continuar transferindo para esses peers,mas nenhum peer novo vai ser capaz de conectar em você. Geralmente erro de tracker são temporários,então a melhor maneira e simplesmente esperar,e deixar o cliente aberto tentando.

 

 

Que portas o bittorrent usa? Ele funcionara com firewall/NAT?

 

Antes da versão 3.2 do bittorrent as portas padrão estavam entre 6881-6889. Da versão 3.2 e posterior esse intervalo foi extendido para 6881-6999(Essas portas são todas para uso do tcp,bittorrent não usa udp).O cliente começa com a porta mais baixa e seqüencialmente tenta portas maiores,ate que ele possa achar uma. Isso significa que o seu cliente primeiro tenta a porta 6881,depois 6882,etc..Posteriormente você realmente só precisar abrir mais portas,se você abrir mais bittorrenet clientes...para a maioria das pessoas e suficiente abrir 6881-6889.

Os trackers que o bittorrent tem que se conectar geralmente usam a porta 6969.Mas anda impede que os trackers usem outras portas..isso depende.

 

Bittorrent geralmente trabalha bem com nat.

Para firewall a dica e liberar portas da 6881 ate a 6889 e a porta 6969 para se conectar ao tracker.

 

 

BitTorrent fala que estou uploading,que arquivos estou compartilhando? O que esta sendo mandado?

 

Não se preocupe,quando você esta fazendo o download de um torrent em particular,você esta também fazendo uploading desse torrent ao mesmo tempo. As partes desse arquivo(s) que você já tinha feito o download,estão sendo uploaded para outros peers. Isso e normal. Não a um "diretório compartilhado" comparado com outras aplicações peer-to-peer. Se você tem um certo arquivo ou arquivos,e você quer torná-lo disponível para outros,você primeiro deve criar um arquivo .torrent e dar o upload dele para um server,e então seed o arquivo.(que significa abrir localmente o torrent no seu cliente,e deixá-lo aberto para servir de seed)

 

 

O que acontece se eu cancelar um download?Como posso fazer o resume?

 

Bittorrent suporta totalmente você parar e depois resumir um download parcial. Você não tem que fazer nada em especial. Se você cancelar um download antes dele terminar,os arquivos parciais estarão localizados no seu HD. Para resumir uma transferência,simplesmente clique no mesmo torrent link novamente,e quando perguntando aonde salvar o arquivo,selecione a mesma localização da ultima vez. Bittorrent ira olhar que o arquivo já existe,e ira ver o tanto que já foi puxando,ele então recomeçara de novo do próximo pedaço.

 

Porque o meu arquivo de download e tão grande,mas eu fiz download apenas de uma pequena parte?

 

Quando o bittorrent inicia ,ele aloca espaço para o arquivo inteiro. E por isso que você vê a barra de progresso se movimentar pela tela. A razão para isso e porque,ele faz o download em pedaços,e esses pedaços chegam em ordem aleatória. Ao contrario de http e ftp,que o download do arquivo começa do inicio ao final,bt download acontece em ordem randômica.

 

 

O que é seeding? Como eu faço isso? Porque eu devo deixar o cliente aberto depois de terminar o download?

 

Seed e um cliente que tem o arquivo completo. Seeding e o processo de conectar com um torrent,depois que você terminar o download do arquivo. A 2 maneiras de fazer isso:

->Deixar o cliente aberto depois do processo de download terminar,Uma vez que você tenha o arquivo inteiro,você ira se tornar um seed,e o cliente bittorrent restantes conectados ao swarn,sending para outros usuários ate você fechá-lo.

 

->Clicando num torrent link(ou abrindo um arquivo .torrent já salvo)e selecionando o arquivo que já esta completo. Bittorrent ira então checar o arquivo,e notara que ele já esta completo,então ele continuara conectado ao tracker e servira como seed

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não coloke palavras, coloke sua boca direto na dele

sahuahsuahsuashuashaushuasa

 

zuera, tah mto bom seu tuto sobre bit torrent!!!

parabens ^^

 

Olha ali kara!!! :arrow: :arrow: :arrow:

 

A graça passandu lá long... ta vendo???

 

o Mto Obrigaduh pelo elogio... =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...