Ir para conteúdo

Humorista Bussunda morre na Alemanha


dext0

Recommended Posts

Tem um tempinho que já faleceu...

Mas é uma perda muito triste, axo que vão fazer homenagem pra ele hj, no Casseta & Planeta.

 

Bussunda estava hospedado em um hotel da cidade de Parsdorf, na Alemanha, a 15 minutos de Munique, onde parte da equipe do Casseta produzia programas especiais sobre a Copa do Mundo. O humorista sofreu um ataque cardíaco fulminante ainda no hotel, por volta das 8 horas, horário local (3 horas em Brasília). Ele já havia passado mal na tarde de sexta-feira, depois de jogar uma pelada com funcionários da Rede Globo e outros membros do Casseta em um campo nos fundos do hotel.

 

O jogo durou apenas 30 minutos e foi encerrado após as reclamações de mal estar de Bussunda. Com o término da pelada, o humorista chegou a pedir para que jogassem água sobre sua cabeça, o que provocou preocupação entre seus colegas.

 

Bussunda jantou normalmente na noite de sexta-feira. Quando foi dormir, outro integrante do Casseta Claudio Manuel chegou a telefonar para o seu quarto. Ele teria dito que passava bem e pediu para não ser incomodado.

 

Na manhã deste sábado, ele voltou a passar mal. Paramédicos que estavam hospedados no mesmo hotel foram chamados - foi quando ele teve um enfarte fulminante e desmaiou.

 

Os paramédicos ainda tentaram reanimá-lo por cerca de uma hora, mas Bussunda não resistiu e morreu antes de ser levado para um hospital.

 

BIOGRAFIA

 

Bussunda começou sua carreira no início da década de 80, com o tablóide "Casseta Popular", que fez sucesso principalmente no Rio de Janeiro ao combinar crítica política, comportamento e sátiras escrachadas, como informa a Agência Estado.

 

Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele foi chamado para o jornal, junto com Claudio Manoel, pelos estudantes de engenharia Beto Silva (Roberto Adler), Hélio de la Peña (Hélio Antonio do Couto Filho) e Marcelo Madureira.

 

O sucesso fez que com o tablóide se transformasse em revista, em 1986. Dois anos depois, Bussunda e o grupo foram chamados pela Rede Globo para escrever os roteiros do programa TV Pirata, ao lado de Hubert Aranha, Reinaldo Baptista e Cláudio Paiva, ex-redatores do famoso jornal O Pasquim, responsáveis então pelo Planeta Diário, jornal que chegou a vender 100 mil cópias no Rio circulando apenas com notícias falsas.

 

Já trabalhando para a Globo, o grupo fez sucesso ao lançar a candidatura do Macaco Tião, que vivia no zoológico do Rio de Janeiro, para prefeito do Rio. Em tempos sem urna eletrônica, ele recebe o equivalente a 9,5% dos "votos". A Globo extinguiu o TV Pirata em 1990, mas a trupe se manteve reunida - à exceção de Cláudio Paiva - no grupo Casseta & Planeta.

 

Eles escrevem o Doris para Maiores, humorístico apresentado por Doris Giesse, e ganham um programa mensal na emissora a partir de 1992. Em 1997, o programa se torna semanal, e tem em Bussunda uma de suas figuras mais carismáticas. Entre seus principais personagens estavam as imitações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do atacante Ronaldo e o jogador Marrentinho Carioca, "craque" do Tabajara FC, o "pior time do mundo". Além do programa, Bussunda tinha várias ocupações paralelas, inclusive como jornalista.

 

Torcedor apaixonado do Flamengo, escreveu colunas nas revistas Placar e Lance a Mais, e também foi o "Casseta" mais solicitado em campanhas publicitárias - na última, ainda em cartaz, contracenava com a atriz Juliana Paes em comerciais da cerveja Antarctica.

 

Bussunda completaria 44 anos no próximo dia 26 de junho. Era casado e tinha uma filha. Seu irmão, o economista Sérgio Besserman Viana, é o atual presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

213244.jpg

Bussunda sofreu um ataque cardíaco fulminante em Munique.

 

213246.jpg

 

 

Bussunda será enterrado no cemitério São João Batista

 

12:44 18/06

O corpo do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, já chegou ao ginásio Hélio Maurício, na sede do Clube de Regatas do Flamengo, onde está sendo velado por parentes e amigos.

 

Corpo de Bussunda é enterrado no Rio

 

08:16 18/06

SÃO PAULO -O corpo de Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda, foi enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, neste domingo (18), por volta das 15h30. Todos os companheiros do humorista do Casseta & Planeta acompanharam o enterro, mas a filha de Bussunda, de 13 anos, não estava presente.

 

Os amigos, parentes e fãs deram adeus ao humorista no ginásio do Clube de Regatas do Flamengo, onde foi realizado o velório.

 

Assim que soube da morte do comediante, o presidente do clube carioca, Márcio Braga, decretou luto oficial por três dias. O humorista era um torcedor fanático do Flamengo e já havia participado de várias campanhas para angariar sócios, além de freqüentemente estar nos estádios para acompanhar as partidas da equipe.

 

Ontem, em visita à família de Bussunda, no Rio, sua companheira no programa Maria Paula disse, muito emocionada, ser impossível descrever a dor pela morte do amigo: "Parece mentira. Ele era uma pessoa muito bacana. Quero que pensem nele como uma pessoa que trouxe muita alegria a este país e muita luz pra vida dos cassetas". "Posso garantir que Bussunda se divertiu muito na vida e me divertiu também. O cara era da pesada em todos os sentidos e vai fazer falta demais", complementou.

 

Hubert também foi à casa da viúva de Bussunda, Maria Angélica Nascimento de Souza, e falou com carinho do parceiro: "Bussunda era que nem o Obelix; caiu num caldeirão de piadas e ficou com aquele poder pra vida toda".

 

Claudio Manoel falou sobre a alegria do amigo: "Ele tinha um olhar de otimismo com a vida. Era zen, criativo e paciente. Cada um de nós morre um pouco com ele". Beto Silva, que estava com Bussunda na Alemanha para gravar quadros especias durante a Copa do Mundo, desabafou: "Ele era um gênio em tudo que fazia e na relação com as pessoas. Não merecia isso".

 

O empresário do grupo, Manfredo Barreto, explicou que a equipe ainda discutirá com José Lavigne, diretor do Casseta & Planeta Urgente!, e com a direção da TV Globo como será feita a homenagem a Bussunda no programa desta terça-feira. "Vamos fazer um programa com imagens que o Bussunda gostaria de ver. Depois, por uma questão de bom senso, deixaremos de mostrar imagens dele".

 

Antes do início da transmissão do jogo Brasil e Austrália pela Copa do Mundo, às 12h35, a programação da TV Globo fez um minuto de silêncio pela morte do humorista. No programa Fantástico deste domingo, serão mostradas reportagens especiais e uma homenagem à Bussunda, segundo a assessoria da empresa.

 

Fãs deixam mais de mil mensagens no site do Casseta

 

Fãs de todo o País lotaram o blog do Casseta & Planeta com mensagens de tristeza e incompreensão diante da notícia da morte do humorista Cláudio Besserman Vianna, o Bussunda. Até o meio-dia de sábado, a capacidade de mensagens para comentar a morte do humorista chegou ao limite: foram 1.500 mensagens postadas no blog.

 

Muitas mensagens lamentavam a morte como uma ausência que não poderá ser reparada. "É realmente uma tristeza. Uma perda irreparável. Ele não era só um comediante, mas também uma pessoa especial", disse a internauta identificada apenas como Marília.

 

 

Outros usuários não perderam o humor mesmo no adeus à Bussunda. "Você não poderia nos deixar agora!!! Nós, brasileiros, precisávamos muito do seu humor, da sua irreverência. Logo no ano de eleição!", brincou um internauta que preferiu não se identificar.

 

 

Alguns preferiram passar mensagens de conforto à família. O humorista deixa uma esposa, a jornalista Angélica Nascimento, e uma filha de nove anos, Júlia. "Para esposa e filha: A partir de amanhã, e depois, e depois... quando lembrarem de Bussunda, procurem não sofrer, se esforcem para sempre lembrar do mundo de alegria que ele sempre foi. Seu falecimento não é o fim. Ele estará aí com vocês, e vocês sempre estarão vivendo a presença dele" disse um internauta que também não se identificou.

 

 

O corpo do humorista chegou ao ginásio do Clube de Regatas do Flamengo às 12h15 deste domingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...