Ir para conteúdo

Trackmania Nations Forever


Fuser

Recommended Posts

Pé embaixo sempre

 

Velocidade constante e pistas nada convencionais. É isso que o jogador encontra neste game gratuito, que oferece ótima diversão e um modo online muito competitivo

 

Fernando Braga

Da equipe do CorreioWeb

 

 

Lançado há cinco anos, o game de corridas de carros TrackMania, produzido pela Nadeo, chegou ao mercado com uma proposta no mínimo diferente. Não pelos gráficos ou pelas pistas que fugiam do convencional, cheias de loopings e rampas, mas pelo preço do produto: R$ 0. Sim, o título, gratuito, poderia ser baixado sem custo algum no site oficial do jogo. Ficou então a pergunta, será que ele seria bom tecnicamente? Outro redundante sim. Prova disso é que a saga teve uma enxurrada de downloads efetuados (3,5 milhões até a última semana) e várias seqüências produzidas. A última delas, Nations Forever, mantém o que o game tem de melhor: a jogabilidade e os estimulantes percursos.

 

O jogo — oficial da Electronic Sport World Cup (ESWC) — não é o que podemos chamar exatamente de simulador de corridas. Isso porque a proposta de oferecer um jogo que beira o realismo (do tipo Gran Turismo e GTR) não passa nem perto de TrackMania. Ele também não se encaixa na modalidade tunning, guiado por Need For Speed e sua turma, e que faz muito sucesso entre os aficionados do gênero. O título está mais para o estilo MegaRace, da Cryo Interactive, game que ficou muito conhecido na segunda metade dos anos 1990, ao colocar o usuário para disputar provas com veículos futuristas em locais que nada lembravam os tradicionais autódromos de corrida.

 

Com Nations Forever, o jogador conta com 65 opções de pistas para competir em dois modos: single e multiplayer. Para os que não têm experiência, aconselhamos praticar individualmente, disputando provas fechadas com outros adversários guiados pelo computador. É uma boa maneira de conhecer como funciona a mecânica e estudar os traçados nada habituais das provas. Digo isso porque, numa mesma pista, podemos encontrar loopings, rampas, asfalto, barro e grama. Nessa etapa, competimos offline com outros três carros tendo como objetivo cravar o melhor tempo entre eles. Conforme vamos vencendo, destravamos o acesso a novas pistas.

 

No modo multiplayer desafiamos jogadores de todo o mundo, simbolizados pelas bandeiras de seus respectivos países. Sedenta por vitória e craque no volante, a turma acumula horas e mais horas de experiência e dá um baile de destreza e habilidade.

 

Apesar de o download de instalação ter apenas 500 MB, a parte visual não faz feio. Os gráficos não se igualam aos mais modernos, mas nem por isso deixam de ser bem apresentados. Além do mais, traz ótimas texturas e detalhes interessantes do cenário (como efeitos de luz e sombra ) e dos próprios carros. O som é condizente com a aventura, mas em alguns momentos como colisões e saltos os efeitos parecem um tanto digitalizados, dando um ar demasiado futurista.

 

Mas o grande atrativo do game é a jogabilidade. Fácil de operar e extremamente sensível ao mínimo movimento do jogador, os carros respondem com precisão nossos comandos. Muitas vezes, a linha que separa a derrota da vitória em uma corrida está numa entrada de curva malfeita ou numa rápida pisada no freio. Por isso, pé embaixo sempre e giro do motor nas alturas. Apesar de se passar por despretensioso, TrackMania é um grande jogo, recomendado para todos que gostam de velocidade.

 

i-1305-0505.jpg

i-1305-0501.jpg

 

Requisitos:

Pentium ou Atlhon XP, Processador de 500MHz, 128 MB de RAM e 900 MB de espaço no HD, DirectX 9.0b ou superior, Placa de vídeo aceleradora 3D de pelo menos 16MB compatível com DirectX 9.0. Download gratuito no site www.trackmania.com

 

 

P.S. O jogo tambem pode ser baixado pelo Steam, e de graça tambem. Para isso é só acessar o site do Steam e procurar.

 

Link fórum Adrenaline: http://www.adrenaline.com.br/forum/show ... p?t=188497

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...