Oculus Rift – Realidade virtual para jogos

A cada ano a tecnologia vem evoluindo, principalmente nos jogos. As empresas não só buscam um gráfico lindo para os jogos, também buscam levar você para dentro desses jogos.

Uma empresa, que já arrecadou US$ 2,5 milhões em doações, está trabalhando no projeto de um óculos headset, 3D para jogos. O óculos ainda não está a venda, mas já foi testado por algumas pessoas.

Apesar causar enjoo, e ter a definição um pouco baixa, o óculos te da uma sensação de estar dentro do jogo, algo diferente e inovador de tudo já criado em sistemas 3D para jogos.

Se estivéssemos jogando Battlefield, por exemplo, você poderia olhar para alguma direção, que seu personagem iria se mexer também. É difícil detalhar como usa o óculos, mas é parecido com a realidade. Será possível no futuro as pessoas viverem em um mundo virtual? Isso poderia até acontecer, pois o óculos tem um aparelho que capta o movimento de usuários por perto. Graças a esse aparelho, é possível você olhar para uma direção, e seu personagem responder da mesma maneira.

O aparelho é bom, é rápido, responde praticamente na mesma hora que você faz uma ação. Ele é fica praticamente grudado em seu rosto, mas é confortável e leve.

Parece ser maravilhoso usa-lo, mas é muito complicado, o cérebro tem que se acostumar com ele, é outra realidade, é totalmente diferente.

Por ser apenas um protótipo e ainda estar em fase de testes, falta muitos ajustes. Se você tem enjoa muito fácil, com certeza terá dores de cabeça após utiliza-lo, isso é algo que precisa ser arrumado, para que as pessoas possam utiliza-lo por mais tempo e não terem complicações depois. Segundo um dos co-criadores, Mitchell, ele afirma que os desenvolvedores estão trabalhando em uma forma de amenizar esse problema.

A tela de LCD também deve ser alterada, pois a definição é baixa, mas até sua versão final ser laçada, a tela já deverá ser trocada. Seu lançamento comercial será realizado na GamesCom deste ano, que será realizada na Alemanha. Talvez uma versão em HD será testada.

E seu preço? Os desenvolvedores deram um valor médio de U$ 300, mas no Brasil essa média deve ficar por R$ 1,5 mil. O óculos será mais barato que um console da nova geração, podendo diminuir as vendas do PS4 e o XBOX One, já que o foco do óculos é em games. Porém, o óculos pode ser usado para outras finalidades.

O óculos tem integração com as engines Unity3D e Unreal, mas ainda não há previsão para integração com nenhum console.

Rumores também indicam que a Sony, esteja trabalhando em um óculos parecido com o Rift, que poderá ser lançado em 2014.

Deixa uma resposta

Your email address will not be published. Campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*