League of Legends | LOL Review

Por Alisson Góia em

O gênero de games conhecido como MOBA (Multiplayer Online Battle Arena ou Arena de Batalhas Online para Múltiplos Jogadores) nasceu na modificação DotA (Defense of the Ancients), em Warcraft 3. Muitos jogos surgiram dessa modificação, sendo um dos mais representativos o League of Legends, recém-chegado ao Brasil.

O DotA, e todos os jogos baseados nele, tem como base um mapa especial que coloca os jogadores para controlarem apenas um herói em uma grande arena contra outros personagens com uma missão: destruir a base inimiga. O estilo se tornou um vício em todo o mundo e já cresce rapidamente aqui também.

lol5

Mas quais os motivos de tamanha popularidade? Leia nossa análise e entenda o que o torna um jogo tão divertido:

Diversão online

League of Legends só pode ser jogado online. No máximo o jogador pode realizar uma forma de treino ou tutorial em uma partida offline e só. De resto, só mesmo encarando outros jogadores. Você deve formar times com seus aliados para destruir a base adversária em partidas via Internet. Isso não é ruim, ainda que seria muito bom se tivéssemos algum tipo de suporte para rede local (LAN), como nos jogos mais antigos.

Contudo, o total suporte online funciona muito bem, principalmente porque assim a produtora Riot Games pode manter controle sobre todas as partidas, as reclamações de jogadores e também organizar campeonatos especiais que podem dar prêmios.

Um dos principais trunfos de League of Legends é ter uma interface amigável desde sua primeira tela, que conta com opções fáceis de serem reconhecidas e que qualquer um pode utilizar sem ter muitas dificuldades.

lol4

Partidas intensas

Apesar de apresentar um início amigável, o game apresenta também partidas intensas. Jogar de forma competitiva é sempre envolvente e altamente desafiador, por isso vale lembrar que League of Legends é um jogo extremamente voltado para o trabalho em equipe.

O game é totalmente configurado para funcionar desta forma. Dificilmente um jogador vai conseguir se dar bem trabalhando sozinho (a não ser que o time adversário seja formado por jogadores muito ruins), por isso o game foi pensado dessa forma, para dar uma chance a qualquer um brilhar.

Você pode ajudar seus amigos elaborando estratégias para pegar um inimigo de surpresa ou criando outros tipos de armadilhas. Vale avisar que, apesar do jogador controlar apenas um personagem – um “Campeão” -, ele é sempre ajudado por um exército de tropas controladas pelo computador, que fazem parte da estratégia de invasão da base inimiga, já que é preciso derrubar torres pelo caminho. Toda a mecânica funciona muitíssimo bem e não apresenta grandes dificuldades para o entendimento geral de qualquer jogador. Um belo ponto para a equipe de produção.

lol3

 

Compras, compras, compras!

League of Legends é um jogo democrático, mas ainda assim é um jogo, que precisa dar lucro a quem criou. Para isso existe o sistema de compras de campeões, habilidades, runas e por aí vai. O melhor de tudo isso no jogo é que absolutamente qualquer coisa pode ser comprada com pontos adquiridos no decorrer das partidas, mas, se for necessário, você pode gastar com dinheiro real para comprar os Riot Points.

Com os Riot Points você desbloqueia novos personagens ou novos campeões para serem utilizados nas partidas. São dezenas de personagens disponíveis para compra, e o jogo é sempre atualizado com novidades, então logo chegaremos aos 500! Isso sem falar nas skins (aparências) secundárias que cada personagem pode ter. Para ser justo com todos, toda semana o game libera uma pequena leva de campeões que normalmente precisam ser comprados, para que os participantes – mesmo aqueles que nunca compram nada -, possam experimentar um pouco de cada um e se decidir por uma futura compra ou não.

É um sistema muito inteligente, que foge bastante daquele esquema de “pague para vencer” que geralmente existe em jogos gratuitos. Aqui você paga, sim, mas só se quiser e mesmo assim não terá grandes vantagens sobre os inimigos – o que te dará vantagem é a sua habilidade no campo de batalha e a forma como monta sua estratégia.

lol2

Gráficos datados

Apesar de ser muito divertido, com um sistema de jogo muito interessante, inteligente e atraente, League of Legends carece de um cuidado gráfico maior. É verdade que o jogo roda de forma bem fácil em computadores mais modestos, mas ainda assim ele pode afastar aqueles que buscam por um jogo um pouco mais bonito.

De longe seus gráficos lembram muito o game que originou tudo – Warcraft 3 -, mas com um tapa no visual e alguns efeitos que não existem no original. Porém, mesmo com tantos efeitos de luzes e outros elementos, no geral o game apresenta um visual pouco trabalhado. Não que vá incomodar quem se vicia em suas partidas.

Já o trabalho sonoro é extremamente competente, isso sem falar que o jogo foi lançado oficialmente no Brasil com textos e dublagem em português. Absolutamente todos os campeões falam a nossa língua durante as batalhas, o que torna as coisas bem mais divertidas.

lol1

Conclusão

League of Legends é um excelente jogo e não afirmamos isso somente porque ele é gratuito, mas também por apresentar um esquema muito justo com seu público e uma jogabilidade interessante o suficiente para te fazer viciar por alguns meses – talvez anos. O jogo é equilibrado e recompensa bem aqueles que aprendem a jogar e bolar uma estratégia vencedora. Ainda que os gráficos não sejam coisa de outro mundo, o restante do game e todo o seu conteúdo (incluindo a dublagem em português) compensam bastante.

VIDEO:

https://www.youtube.com/watch?v=RYc8CTtjnZA

Bom

  • Jogabilidade explosiva faz com que cada jogo uma emoção
  • Diversidade e flexibilidade
  • Muitas opções de personalização
  • Modo Free-to-play
  • Fácil de aprender a jogar

Ruim

  • Sem chat por voz
8.9

Ótimo

Gráficos - 9
Jogabilidade - 9.2
Diversão - 9.5
Som - 8
21 Anos, estudante, programador web/game, usuário do SiteCS desde 2003, fazendo parte da equipe desde 2012.

1 Comentário

  1. Bem Completo 😀

    Replicar

Deixa uma resposta

Your email address will not be published. Campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Entrar

Perdi a senha