Ir para conteúdo

Saiba quando e como formatar o seu HD


*gbn~ -always-

Recommended Posts

Uma solução muito recomendada por técnicos para resolver problemas nos computadores é a formatação do HD. Como essa é uma operação radical -você perderá todos os dados de seu disco rígido e reinstalará o sistema-, preparamos um guia que mostra quando é recomendável realizar a formatação e como fazer isso com segurança.

 

Formatar o HD nada mais é do que preparar o disco para receber arquivos. Por isso, ao formatar uma segunda vez, os arquivos não são necessariamente apagados, mas o "índice" que leva a eles é modificado e isso resulta, na prática, na perda dos dados.

 

Uma das situações em que a formatação do HD pode ser uma boa saída é quando o Windows começa a apresentar muita instabilidade e trava constantemente. Outros casos que podem indicar a necessidade de formatar o disco rígido são quando o sistema fica corrompido após um ataque de vírus ou quando fica lento devido a constantes instalações e desinstalações de programas feitas na máquina.

 

Sites e técnicos especializados em manutenção de micros recomendam que a formatação do HD seja feita uma vez por ano. "É para eliminar o 'lixo' adquirido durante o uso cotidiano da máquina", diz Arnaldo Mefano, da empresa de manutenção Computer Solutions. Esses arquivos inúteis são, em sua maioria, restos da desinstalação de softwares -uma situação que se agravou com o maior acesso, via Internet, a programas para download.

 

Atenção

Mesmo que você acredite que seu micro se enquadra em uma das situações que justificam uma formatação do HD, vale a pena checar se não há outras soluções.

 

Como a formatação, na prática, apaga todos os dados do seu computador, você precisa reinstalar o sistema operacional e copiar todos os arquivos que utiliza, num processo que leva horas.

 

 

1.1

Cuidados na formatação

Antes de iniciar a formatação, é importante lembrar que a operação causará a perda de todos os dados de sua máquina. O que quer dizer que o primeiro passo, antes de começar a formatação propriamente dita, é fazer uma cópia de todos os arquivos que você deseja preservar.

 

Isso geralmente inclui documentos de texto, fotos, arquivos de MP3, fontes e softwares que você baixou da Internet.

 

A saída mais prática para fazer a cópia dos seus arquivos é utilizar um gravador de CD.

 

Se você não tem gravador de CD, uma alternativa é utilizar discos virtuais ou enviar os arquivos para você mesmo por e-mail. Para diminuir o tamanho dos arquivos, utilize um compactador

 

Também é fundamental ter em mãos o CD de instalação do sistema operacional e os drivers de configuração das placas instaladas no seu micro (de áudio e vídeo, por exemplo). Esses arquivos são entregues junto com a documentação da sua máquina, quando você a compra. No caso de placas onboard -em que os dispositivos estão na placa mãe-, esses drivers costumam estar no CD da placa.

 

Se você utiliza banda larga, não se esqueça também do driver da placa de rede. Sem ele, você pode não conseguir configurar seu acesso à Internet, que será útil para você prosseguir com a instalação do Windows.

 

Assim que instalar o sistema e se conectar à Internet, nossa sugestão é que você acesse o site Windows Update. Siga as instruções e baixe todas as atualizações do sistema.

 

Depois de tudo, não se esqueça de instalar um antivírus. Veja no site Linha Defensiva uma lista com sugestões desses programas: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/antivirus/.

 

Caso você tenha instalado o Service Pack 2 do Windows XP, ele já terá um bom firewall. Senão, veja sugestões em: http://linhadefensiva.uol.com.br/downloads/firewalls/.

 

1.2

TELA 1 - Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computador

 

TELA 2 - Aperte qualquer tecla assim que o micro religar.

 

Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe)

 

TELA 3 - Neste momento, não aperte nenhuma tecla (se você tiver necessidade de instalar um driver SCSI ou RAID, o que é pouco provável, peça ajuda a um usuário avançado)

 

TELA 4 - De novo, apenas espere o programa de Setup ser carregado

 

TELA 5 - Para formatar, aperte ENTER.

 

As outras opções são: R, para reparar eventuais danos no sistema operacional, e F3, para cancelar a formatação. Atenção: reparar o sistema não é o mesmo que formatar o HD e instalá-lo de novo

 

TELA 6 - Para formatar, aperte ESC.

 

Se apertar R, o programa irá reparar a atual cópia do Windows, e não formatará o HD

 

TELA 7 - Aqui, tecle D para apagar a partição existente.

 

Essa opção é a RECOMENDÁVEL porque, assim, o sistema faz nova verificação do HD e pode encontrar defeitos físicos no disco. Mas é possível começar já a formatação. Para isso, tecle ENTER

 

TELA 8 - Aperte ENTER para confirmar que pretende deletar a partição existente.

 

A tecla ESC faz retornar à tela anterior

 

TELA 9 - Aperte L para, de novo, confirmar que quer deletar a partição existente. O Windows pergunta isso duas vezes porque, a partir deste ponto, todos os dados serão perdidos.

 

A tecla ESC faz retornar à tela anterior

 

TELA 10 - Aperte C para criar a partição nova. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados

 

TELA 11 - Aqui, enfim, é o início da formatação.

 

O recomendado é fazer a formatação completa, e não a rápida (Quick), utilizando preferencialmente o sistema NTFS, que é mais seguro. Saiba as diferenças

 

TELA 12 - Início da formatação. No caso do HD deste teste, de 80 GB, esta etapa durou pouco mais de uma hora

 

TELA 13 - Final da formatação. Apenas acompanhe

 

TELA 14 - Parabéns! A formatação está concluída. Com o disco já formatado, o Windows inicia o programa de instalação. Apenas acompanhe

 

TELA 15 - Antes de reiniciar o sistema, o programa pede para, se for o caso, retirar disquete do drive A. Mas, atenção, não retire o CD de instalação

 

TELA 16 - Começa a instação do Windows

 

Retirada da UOL.com.br

 

Como sou técnico em informática, sempre utilizo Formatação de PC, e quando tomei meu curso o professor nem explicou quando que eu deveria formatar meu pc, e eu trouxe tudo certinho pra vocês.

 

Qualquer coisa podem me pedir as imagens que eu as colocarei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...