Como funciona o formato suíço?

Depois do anúncio de que o ELEAGUE Major 2017 teria formato suíço muitos se perguntaram como funciona este formato nem tão novo para o cenário.

O formato suíço nasceu para promover uma maior equalidade entre as equipes participantes de forma que todos tenham as mesmas chances contra adversários do seu nível, exceto pela primeira fase em que os jogos são sorteados de forma aleatória através de “pools“. Até as quartas-de-final TODOS os jogos serão MD1 (melhor de 1). Após esta fase todas as partidas serão MD3. Para passar para as quartas-de-final um time precisa vencer 3 vezes, para ser desclassificado do torneio um time precisa perder 3 vezes. Na fase suíça do torneio, NENHUM time pode jogar contra outro mais de uma vez.

Neste major foi decidido que o Pool 1 jogaria contra o Pool 4 e o Pool 2 contra o Pool 3.

 

Pool 1: 1º-4º lugar na ESL Cologne 2016 (SK Gaming, Team Liquid, Virtus.pro e fnatic);

Pool 2: 5º-8º lugar na ESL Cologne 2016 (Astralis, FlipSid3 Tactics, Na’Vi e Gambit);

Pool 3: 1º-4º lugar no ELEAGUE Major 2017 – Offline Qualifier (GODSENT, FaZe, mousesports e OpTiC);

Pool 4: 5º-8º lugar no ELEAGUE Major 2017 – Offline Qualifier (North, EnVyUs, G2 e HellRaisers).

 

O formato suíço funciona da seguinte maneira (para entender deve-se ler com calma):

 

1ª fase: times disputam seus jogos em que foram sorteados através dos pools definidos pela organização do campeonato. Neste ponto nenhum time pode ser desclassificado ainda.

2ª fase: perdedores da primeira fase jogam SOMENTE com perdedores da primeira fase em um grupo “low“. Ganhadores jogam com ganhadores em um grupo “high“. Neste ponto nenhum time pode ser desclassificado ainda.

3ª fase: perdedores da segunda fase no grupo “low” jogam contra perdedores da segunda fase no grupo “low“. Perdedores da segunda fase no grupo “high” enfrentam perdedores da segunda fase no grupo “high” em um grupo chamado “mid“. Ganhadores do grupo “high” enfrentam ganhadores do grupo “high“. Neste ponto times podem ser desclassificados e classificados para a próxima fase.

4ª fase: ganhadores da terceira fase no grupo “low” jogam contra perdedores da terceira fase no grupo “mid” em um grupo “low“. Ganhadores da terceira fase no grupo “mid” jogam contra perdedores da terceira fase no grupo “high” e para completar jogam entre si os ganhadores da terceira fase no grupo “mid” em um grupo “high“. Neste ponto times podem ser desclassificados e classificados para a próxima fase.

5ª fase: ganhadores da quarta fase no grupo “low” jogam contra ganhadores da quarta fase no grupo “high” e para completar jogam entre si ganhadores da quarta fase no grupo “low“. Neste ponto times podem ser desclassificados e classificados para a próxima fase.

6ª fase: aqui começam os playoffs que serão jogadas por times com resultados totais entre si. A primeira quarta-de-final será entre um time com resultado de 3×0 contra um time com resultado de 3×2. A segunda quarta-de-final será entre um time com resultado de 3×1 contra um time com resultado de 3×1. A terceira quarta-de-final será entre um time com resultado de 3×0 contra um time com resultado de 3×2. A última quarta-de-final será entre um time com resultado de 3×1 contra um time com resultado de 3×2. Ganhadores avançam, perdedores saem.

E agora desenhando:

1ª fase:

2ª fase:

3ª fase:

4ª fase:

5ª fase:

6ª fase:

 

Realmente é complicado, porém com o tempo você acaba entendendo e vendo que este é realmente o formato mais equalitário do CS:GO.

By
Paulo Henrique, 19 anos, estudante a Bacharel de Sistemas de Informação pela FACET em Curitiba no Paraná. Staff do SiteCS desde 2010.

1 Comentário

  1. Caraca, bela explicação

    Replicar

Deixa uma resposta

Your email address will not be published. Campos obrigatórios estão marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*